filmeu

Disciplina Introdução às Tecnologias da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo capacitar os alunos com instrumentos de comunicação digital e proporcionar-lhes uma compreensão aprofundada das tecnologias de comunicação emergentes e o seu impacto na sociedade. Abrange áreas como redes sociais, produção de conteúdo digital, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada. Os alunos aprendem, ainda, a verificar e validar conteúdos online como forma de combater a desinformação. A unidade curricular é pertinente para o ciclo de estudos porque prepara os alunos para os desafios do mundo digital em constante mutação e permite-lhes explorar as diversas áreas de atuação dessas tecnologias e como elas podem ser aplicadas em diferentes domínios de intervenção, incluindo publicidade, jornalismo, entretenimento e educação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    De Guthemberg ao hipertexto História dos média; a web Hipertexto, Hipermedia e Content Management Systems HTML, CSS e JavaScrip Hipermedia - do shovelware à produção de conteúdo nativa Content Management System Inteligência Artificial, modelos generativos e LLM's Como funciona de facto a IA Dos reasoning models aos agentes A comunicação do futuro  Multimédia, storytelling e dados Multimédia e conteúdos interativos; storytelling Geo-narrativas, narrativas de base temporal e hipermédia Análise de dados; Flourish Motores de busca Centralidade; pesquisa avançada no Google; SEO Deep web, dark web, TOR Redes sociais e social media Da web 2.0 à social media Redes legacy e emergentes Gestão de comunidades Verificação e validação de conteúdo e OSINT Desinformação, misinformation e informação falsa Verificação de imagens e vídeos e factos Narrativas imersivas A web como criadora de narrativas Modelos generativos Newsgames, VR e AR Questões éticas
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos Incentivar a criatividade e o uso de ferramentas digitais e de inteligência artificial para a criação de narrativas multimedia e transmedia recorrendo a fórmulas não convencionais.  Explorar as redes sociais como plataformas de storytelling e de envolvimento e conversação com o público.  Estimular o conhecimento e o domínio de técnicas e ferramentas de pesquisa, curadoria e distribuição de informação online. Considerações éticas.    Competências Capacidade para utilizar novas ferramentas de comunicação digital, a maioria gratuitas; domínio de novas gramáticas e linguagens decorrentes de plataformas inovadoras; capacidade de integração de diversas ferramentas, incluindo inteligência artificial, de forma coerente para a construção de narrativas lineares ou não lineares; capacidade de criar histórias envolventes a partir de cenários aparentemente pouco atrativos. Capacitação para verificar e validar conteúdos online.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem através da análise e discussão de estudos de caso; Atividades desenvolvidas em contexto de laboratório-aula.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aronson-Rath, Raney et al (2015) Virtual Reality Journalism. The Tow Center for Digital Journalism at Columbia University, NY  Deuze, Mark. e Prenger, Mirjam (2018). Making Media. Production, Practices, and Professions. Amsterdam University Press  Gunkel, D. J. (2012). Communication and artificial intelligence: Opportunities and challenges for the 21st century. communication 1, 1(1), 1-25. Jarvis, J. (2023). The Gutenberg Parenthesis: The Age of Print and Its Lessons for the Age of the Internet. Bloomsbury Publishing Manovich, Lev (2001). The Language of New Media. The MIT Press  Social Media, a Handbook for Journalists, Sveriges Radio, 2013
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios