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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objetivo capacitar os alunos com instrumentos de comunicação digital e proporcionar-lhes uma compreensão aprofundada das tecnologias de comunicação emergentes e o seu impacto na sociedade. Abrange áreas como redes sociais, produção de conteúdo digital, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada. Os alunos aprendem, ainda, a verificar e validar conteúdos online como forma de combater a desinformação. A unidade curricular é pertinente para o ciclo de estudos porque prepara os alunos para os desafios do mundo digital em constante mutação e permite-lhes explorar as diversas áreas de atuação dessas tecnologias e como elas podem ser aplicadas em diferentes domínios de intervenção, incluindo publicidade, jornalismo, entretenimento e educação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-22552
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
De Guthemberg ao hipertexto História dos média; a web Hipertexto, Hipermedia e Content Management Systems HTML, CSS e JavaScrip Hipermedia - do shovelware à produção de conteúdo nativa Content Management System Inteligência Artificial, modelos generativos e LLM's Como funciona de facto a IA Dos reasoning models aos agentes A comunicação do futuro Multimédia, storytelling e dados Multimédia e conteúdos interativos; storytelling Geo-narrativas, narrativas de base temporal e hipermédia Análise de dados; Flourish Motores de busca Centralidade; pesquisa avançada no Google; SEO Deep web, dark web, TOR Redes sociais e social media Da web 2.0 à social media Redes legacy e emergentes Gestão de comunidades Verificação e validação de conteúdo e OSINT Desinformação, misinformation e informação falsa Verificação de imagens e vídeos e factos Narrativas imersivas A web como criadora de narrativas Modelos generativos Newsgames, VR e AR Questões éticas
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Objetivos
Objetivos
Objetivos Incentivar a criatividade e o uso de ferramentas digitais e de inteligência artificial para a criação de narrativas multimedia e transmedia recorrendo a fórmulas não convencionais. Explorar as redes sociais como plataformas de storytelling e de envolvimento e conversação com o público. Estimular o conhecimento e o domínio de técnicas e ferramentas de pesquisa, curadoria e distribuição de informação online. Considerações éticas. Competências Capacidade para utilizar novas ferramentas de comunicação digital, a maioria gratuitas; domínio de novas gramáticas e linguagens decorrentes de plataformas inovadoras; capacidade de integração de diversas ferramentas, incluindo inteligência artificial, de forma coerente para a construção de narrativas lineares ou não lineares; capacidade de criar histórias envolventes a partir de cenários aparentemente pouco atrativos. Capacitação para verificar e validar conteúdos online.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem através da análise e discussão de estudos de caso; Atividades desenvolvidas em contexto de laboratório-aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aronson-Rath, Raney et al (2015) Virtual Reality Journalism. The Tow Center for Digital Journalism at Columbia University, NY Deuze, Mark. e Prenger, Mirjam (2018). Making Media. Production, Practices, and Professions. Amsterdam University Press Gunkel, D. J. (2012). Communication and artificial intelligence: Opportunities and challenges for the 21st century. communication 1, 1(1), 1-25. Jarvis, J. (2023). The Gutenberg Parenthesis: The Age of Print and Its Lessons for the Age of the Internet. Bloomsbury Publishing Manovich, Lev (2001). The Language of New Media. The MIT Press Social Media, a Handbook for Journalists, Sveriges Radio, 2013
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não