-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa preparar os alunos para pensar, planear, organizar e produzir projetos multidisciplinares de comunicação multimédia. A intenção é prepará-los para enfrentar desafios atuais e futuros do setor da comunicação recorrendo a novas e inovadoras linguagens e ferramentas digitais que podem ser usadas na elaboração de narrativas. Os alunos também serão desafiados a demonstrar participação ativa no planeamento e desenvolvimento dos projetos de trabalho em equipa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-22558
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Gestão de projeto - Revolução digital e convergência dos meios - Narrativas digitais: as novas linguagens para construir narrativas. - Novas formas de interação mediadas por tecnologia. - Novos meios: evolução, princípios e prática - Inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada na comunicação
-
Objetivos
Objetivos
- autonomia e iniciativa para aprender e integrar novas tecnologias multimédia em narrativas compreender a metodologia multidisciplinar de um projeto - capacidade de gestão de trabalho em equipa em projetos multidisciplinares - produção de conteúdo multimédia assegurando a eficácia da comunicação consoante o público-alvo - uso dos recursos mais recentes nas áreas multimédia, jornalismo digital e redes sociais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de avaliação incluirão: - exercícios de produção - trabalhos práticos - revisão por pares - apresentações orais - autorreflexão
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aronson-Rath, Raney et al. (2015) Virtual Reality Journalism. The Tow Center for Digital Journalism at Columbia University, NY Catalão, Daniel (2011). Jornalismo Televisivo na Internet: Emergência e Desafios. Caleidoscópio Revista de Comunicação e Cultura, Nº10, pp.147-154 Dancynger, Ken (2003). A Narrativa Não-Linear?, in ?Autoria e Produção em Televisão Interactiva. Lisboa: COFAC Deuze, Mark. e Prenger, Mirjam. (2018). Making Media. Production, Practices, and Professions. Amsterdam University Press Jenkins, Henry (2006) Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York London: New York University Press. 2) Manovich, Lev (2001). The language of new media. Cambridge, Mass.: The MIT press, cop. Peña, Nonny. et al (2010). Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First Person Experience of News
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não