filmeu

Disciplina Laboratório de Comunicação Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa preparar os alunos para pensar, planear, organizar e produzir projetos multidisciplinares de comunicação multimédia. A intenção é prepará-los para enfrentar desafios atuais e futuros do setor da comunicação recorrendo a novas e inovadoras linguagens e ferramentas digitais que podem ser usadas na elaboração de narrativas. Os alunos também serão desafiados a demonstrar participação ativa no planeamento e desenvolvimento dos projetos de trabalho em equipa.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Gestão de projeto - Revolução digital e convergência dos meios - Narrativas digitais: as novas linguagens para construir narrativas. - Novas formas de interação mediadas por tecnologia. - Novos meios: evolução, princípios e prática - Inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada na comunicação
  • Objetivos

    Objetivos

    - autonomia e iniciativa para aprender e integrar novas tecnologias multimédia em narrativas compreender a metodologia multidisciplinar de um projeto - capacidade de gestão de trabalho em equipa em projetos multidisciplinares - produção de conteúdo multimédia assegurando a eficácia da comunicação consoante o público-alvo - uso dos recursos mais recentes nas áreas multimédia, jornalismo digital e redes sociais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de avaliação incluirão: - exercícios de produção - trabalhos práticos - revisão por pares - apresentações orais - autorreflexão
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aronson-Rath, Raney et al.  (2015) Virtual Reality Journalism. The Tow Center for Digital Journalism at Columbia University, NY Catalão, Daniel (2011). Jornalismo Televisivo na Internet: Emergência e Desafios. Caleidoscópio Revista de Comunicação e Cultura, Nº10, pp.147-154 Dancynger, Ken (2003). A Narrativa Não-Linear?, in ?Autoria e Produção em Televisão Interactiva. Lisboa: COFAC Deuze, Mark. e Prenger, Mirjam. (2018). Making Media. Production, Practices, and Professions. Amsterdam University Press Jenkins, Henry (2006) Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York London: New York University Press. 2)  Manovich, Lev (2001). The language of new media. Cambridge, Mass.: The MIT press, cop. Peña, Nonny. et al (2010). Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First Person Experience of News
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios