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Disciplina Metodologias de Análise do Texto e do Discurso

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura. Criar nos estudantes uma aptidão própria para uma reflexão sobre os autores, suas obras e sobre o seu próprio discurso.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:   1.  Conceitos em Teoria do Discurso e do Texto  2.  Gramaticalidade  3.  Sintaxe, Semântica e Pragmática  4.  Atos de Fala  5.  Abordagens Linguística e Semiótica / Sociolinguística e Socio-semiótica  6.  Tipos e Géneros discursivos (palavra e frase. Imagem e comunicação não verbal)  7.  Texto e Contexto  8.  Análise de Conteúdo e Análise de Discurso – Teorizações e Metodologias  9.  Discurso, sociedade e ideologia (teorizações)  10.  Análise Crítica do Discurso (Princípios e métodos)
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos. Interroga-se a cultura do texto, não só aquela que produz textos, mas também aquela que por estes é (re)constituída. Parte-se, num plano propedêutico, da própria definição de linguagem verbal e da sua especificidade face a outras linguagens, sendo apresentadas algumas diacronias linguístico-antropológicas da discursividade humana, as estratégias que aí se geram e as mutações culturais daí derivadas. A constituição da textualidade ocidental, a sua determinação no campo das ideias e das práticas políticas, económicas, religiosas e filosóficas, será uma outra vertente fundamental da unidade curricular. Questionam-se aqui os fenómenos da especificidade cultural das práticas discursivas do Ocidente e a formação de figuras-chave na determinação do campo textual: autor, crítico, intérprete, leitor.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão implementadas, nas aulas, diversos exercícios e tarefas de desenvolvimento de competências de análise de texto e discurso. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     AUSTIN, John L., (1962). How to do things with words, Oxford, Oxford University Press.  BARTHES, R.(s.d.) Mitologias. Edições 70.  BARDIN L. (2018). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70;  BATESON, G. (1996). Metadiálogos. Lisboa: Gradiva.  CARMO, I. (2019). A correção da língua portuguesa na imprensa. Tese de Mestrado na Escola Superior de Comunicação Social: Lisboa (pp.17-31).  FAIRCLOUGH, N. (2001). Discurso e Mudança Social. Editora Universidade de Brasília.  FOUCAULT, M. (1997 [1970]). A ordem do discurso. Relógio d’Água.  GEE, J.P. & HANDFORD, M. (2012). The Routledge handbook of discourse analysis. Routledge.  GREIMAS, A. J. (1975). Sobre o sentido; ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes.  MARTINS, M. L. (2002). A Linguagem, a Verdade e o Poder – Ensaio de Semiótica Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e FCT.    
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