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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura. Criar nos estudantes uma aptidão própria para uma reflexão sobre os autores, suas obras e sobre o seu próprio discurso.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2347
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: 1. Conceitos em Teoria do Discurso e do Texto 2. Gramaticalidade 3. Sintaxe, Semântica e Pragmática 4. Atos de Fala 5. Abordagens Linguística e Semiótica / Sociolinguística e Socio-semiótica 6. Tipos e Géneros discursivos (palavra e frase. Imagem e comunicação não verbal) 7. Texto e Contexto 8. Análise de Conteúdo e Análise de Discurso – Teorizações e Metodologias 9. Discurso, sociedade e ideologia (teorizações) 10. Análise Crítica do Discurso (Princípios e métodos)
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Objetivos
Objetivos
Esta disciplina pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos. Interroga-se a cultura do texto, não só aquela que produz textos, mas também aquela que por estes é (re)constituída. Parte-se, num plano propedêutico, da própria definição de linguagem verbal e da sua especificidade face a outras linguagens, sendo apresentadas algumas diacronias linguístico-antropológicas da discursividade humana, as estratégias que aí se geram e as mutações culturais daí derivadas. A constituição da textualidade ocidental, a sua determinação no campo das ideias e das práticas políticas, económicas, religiosas e filosóficas, será uma outra vertente fundamental da unidade curricular. Questionam-se aqui os fenómenos da especificidade cultural das práticas discursivas do Ocidente e a formação de figuras-chave na determinação do campo textual: autor, crítico, intérprete, leitor.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão implementadas, nas aulas, diversos exercícios e tarefas de desenvolvimento de competências de análise de texto e discurso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AUSTIN, John L., (1962). How to do things with words, Oxford, Oxford University Press. BARTHES, R.(s.d.) Mitologias. Edições 70. BARDIN L. (2018). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; BATESON, G. (1996). Metadiálogos. Lisboa: Gradiva. CARMO, I. (2019). A correção da língua portuguesa na imprensa. Tese de Mestrado na Escola Superior de Comunicação Social: Lisboa (pp.17-31). FAIRCLOUGH, N. (2001). Discurso e Mudança Social. Editora Universidade de Brasília. FOUCAULT, M. (1997 [1970]). A ordem do discurso. Relógio d’Água. GEE, J.P. & HANDFORD, M. (2012). The Routledge handbook of discourse analysis. Routledge. GREIMAS, A. J. (1975). Sobre o sentido; ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes. MARTINS, M. L. (2002). A Linguagem, a Verdade e o Poder – Ensaio de Semiótica Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e FCT.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não