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Apresentação
Apresentação
Apresentar os conceitos que constituem a teoria da ética, contextualizando-os historicamente e problematizando-os no âmbito de casos sintomáticos identificáveis nas práticas da Comunicação Aplicada e no âmbito dos desafios da Contemporaneidade. Esta unidade curricular contribui para o ODS 2030, nomeadamente 4 (educação de qualidade) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-14505
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. A Ética e a Moral - Principais teorias e conceitos - A ética e sua evolução histórica, cultural e tecnológica - Ética (digital) e cidadania (digital) - Paradigmas: ética descritiva, ética normativa, metaética, ética aplicada 2. Responsabilidade dos Media - A evolução histórica dos media e o surgimento da esfera pública moderna - Tensões éticas: a verdade e a objetividade como problemas; 'interesse público' e 'interesse do público'? - Ética, globalização e multiculturalismo 3. A Ética e o campo da comunicação - Publicidade e relações públicas: a cosmética das mensagens, a fabricação do desejo e as estratégias de sedução - Persuasão e manipulação: a figura do "spin doctor" e os limites éticos da comunicação como ferramenta política - A pós-verdade e o fenómeno do populismo - O valor das imagens: cultura visual, ética, credibilidade e confiança
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Objetivos
Objetivos
Compreender as condições culturais que acompanharam o surgimento e a evolução da esfera pública moderna, caracterizando-a como um espaço privilegiado para o debate ético. Compreender a dimensão mutável do próprio conceito de ética à luz da constituição de uma sociedade da informação interconectada, globalizada e multicultural. Analisar, tendo em conta a área profissional da Comunicação Aplicada, a natureza ética de atividades mediáticas relacionadas com o trabalho estratégico do discurso, assim como fenómenos que marcam a atualidade da comunicação publicitária e política.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e estudos de caso. Para o efeito, será tirado partido de softwares e dispositivos que apoiem estratégias pedagógicas assentes na descoberta, colaboração e co-aprendizagem. Regime de avaliação contínua: participação construtiva (20%), frequência 1 (40%) e frequência 2 (40%). Os 20% de participação incluem trabalhos no âmbito de eventos de interesse para a Unidade Curricular, como o evento de dia 27 de março no CUP. Neste evento, os estudantes devem entregar até duas páginas com uma reflexão crítica, que relacione o evento com os conteúdos da UC. A entrega de trabalhos de excepcional qualidade no âmbito dos eventos (deste ou de outros) poderá ter majoração de até 1 valor na nota final. É obrigatória a presença em 75% das aulas. Há a possibilidade de solicitar um elemento de avaliação adicional caso seja necessário melhor compreender o desempenho dos estudantes. Em época de recurso e especial, há exame escrito.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baudrillard, J. (1980) De la Séduction. Paris: Éditions Galilée. Buckinghman, W., Burnham, D., Hill, C., King, P. J., Marenbon, J., & Weeks, M. (2011). O Livro da Filosofia. Editora Globo. Castro, T. S., Leote de Carvalho, M. J., & Brites, M. J. (2024). Vamos falar sobre ética na investigação com crianças e jovens? Aquilo que ninguém partilhou online… até agora. Edições Universitárias Lusófonas. Correia, A. (2013). Arendt e Kant: banalidade do mal e mal radical. Argumentos, Volume 9, páginas 63-78. Faustino, P. (Org.) (2007). Ética e Responsabilidade Social dos Media. Lisboa: Media XXI/Formal Press. Kleinman, P. (2012). Philosophy 101: From Plato and Socrates to Ethics and Metaphysics, an Essential Primer on the History of Thought. Adams Media. Maquiavel, N. (1532/2001). O Príncipe. Martins Fontes.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não