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Disciplina Atelier de Publicidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Atelier de Publicidade oferece um espaço de experimentação e criação estratégica em publicidade, desafiando os/as estudantes a aplicar conhecimentos adquiridos na análise crítica e na construção de campanhas. O foco incide sobre a articulação entre pensamento estratégico e criatividade, reforçando o espírito crítico, a colaboração e a prática sustentada em dados reais. As atividades desenvolvem-se em contexto de workshops, debates, momentos de análise e sessões com convidados/as.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tempos e contextos sociais na comunicação publicitária A comunicação comercial na contemporaneidade Estratégia como base da construção comunicacional Ideia criativa: centro da campanha Da teoria à prática: planeamento e produção de campanhas Criação publicitária: meios, ferramentas e formatos Reflexão crítica e pensamento visual A criatividade como construção cultural e política
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao concluir esta unidade curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: Compreender os contextos sociais e culturais que moldam a comunicação comercial contemporânea; Desenvolver pensamento estratégico e criativo no planeamento de campanhas publicitárias; Criar conteúdos publicitários com base em briefings; Trabalhar em equipa e apresentar publicamente propostas com recurso a técnicas de pitching e storytelling; Refletir criticamente sobre a prática publicitária, seus impactos e potencial transformador.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC baseia-se numa abordagem ativa e centrada no/a estudante, promovendo o trabalho prático, o debate crítico e o desenvolvimento de projetos sustentados em dados reais. Utiliza-se uma combinação de métodos, incluindo: Workshops e seminários com convidados/as; Discussões orientadas e análise de campanhas; Criação colaborativa de propostas; Apresentações intermédias e reflexões críticas. A relação pedagógica visa ser interativa e empática, integrando múltiplos canais e métodos para estimular a autonomia, a criatividade e o pensamento criativo (e estratégico).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Joannis, H. (1998). O processo de criação publicitária: Estratégia, conceção e realização de mensagens publicitárias. Edições CETOP. Rasquilha, L. (2009). Publicidade: Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Gestão Plus. Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2010). Publicitor: Comunicação 360º online offline. Edições Dom Quixote. Martins, Z. (2020). Redação Publicitária: A prática na prática. Almedina Brasil. Capote Filho, H. (2020). Redação publicitária: Percursos criativos e persuasão. Editora InterSaberes. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Actual Editora.
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