-
Apresentação
Apresentação
Na disciplina de Design de Comunicação e Multimédia procurar-se-á que os estudantes percebam a mais-valia que o design pode representar no âmbito dos seus projetos de comunicação: quer em termos do desenvolvimento de identidades gráficas, exploração de metáforas/conceitos/ideias, organização de conteúdos textuais e visuais e produção de artefatos gráficos. Para tal os alunos irão adquirir conhecimentos relativos a tipografia, grelhas de construção, hierarquias visuais, edição de imagem e branding, entre outros. Esta aprendizagem será feita através de projetos práticos na área do design com vista à concretização de objetos gráficos (impressos e digitais), onde possam ser implementados os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas teóricas, permitindo que os estudantes possam desenvolver um espírito criativo e crítico quanto à componente visual da informação, comunicação e conhecimento. E fomentando, simultaneamente, a expansão da sua cultura visual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1652-24194
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Branding e criação de logótipos - Investigação, moodboards e definição de valores da marca e público-alvo - Brainstorming criativo e exploração através do desenho - Desenho vectorial e grelha de construção de logótipo - Tipografia e cor - Imagem: escolha, edição e valor simbólico - Estacionário da marca - Manual de Normas Gráficas 2. Definição de Identidades Gráficas - Ecologia visual da marca - Grelhas de página - Suportes de comunicação impressos (cartaz, packaging e booklet/flyer) - Suportes de comunicação digitais (redes sociais, website) - Video/spot promocional: a identidade em movimento
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC pretende: — Desenvolver ferramentas para uma análise reflexiva dos objetos gráficos que povoam o nosso dia-a-dia; — Compreender de que que forma marcas, empresas, entidades e instituições comunicam e de que forma isso se reflete no seu universo gráfico/visual; — Aumentar competências essenciais ao nível do design gráfico (tratamento de imagem, tipografia, edição de texto, criação de hierarquias visuais, cor, grelhas de construção, entre outros) para a criação de peças gráficas com um aspeto cuidado; — Treinar legibilidade de texto, imagens e a articulação entre ambos; — Expandir a cultura visual dos alunos, fazendo das aulas um local de partilha e descoberta entre si e com o docente.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No contexto da licenciatura em Comunicação Aplicada, a unidade curricular de Design de Comunicação e Multimédia distingue-se na sua abordagem prática e experimental ao design, colocando os alunos do papel de designers que têm de resolver um briefing de design dando resposta às necessidades de uma empresa fictícia e percorrendo todas as etapas do processo de design, fundamentadas pela metodologia do design thinking e potencializando a expansão da sua cultura visual através de diversos recursos pedagógicos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, Sean; Dawson, Peter; Foster, John; Seddon, Tony – Graphic Design Rules: 365 Essential Design Dos & Don’ts. Londres: Francis Lincoln Limited Publishers, 2012. Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Basics Design 02: Layout. Lausanne: AVA Publishing S.A., 2006. Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing AS, 2010. Barbosa, Conceição – Manual Prático de Produção Gráfica. Parede: Principia, 2009. Caldwell, Cath; Zappaterra, Yoland – Editorial Design: Digital and Print. Londres: Lawrence King Publishing, 2014. Errea, Javier – Newspaper Design: Editorial Design from the World’s Best Newsrooms. Berlim: Die Gestalten Verlag, 2018. Haslam, Andrew – Book Design. London: Laurence King Publishing, 2006. Landa, Robin – Advertising by Design: Generating and Designing Creative Ideas Across Media. Londres: Wiley, 2021. Rodriguez, Miri – Brand Storytelling. Londres: Kogan Page, 2020.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não