-
Apresentação
Apresentação
Iniciar a familiarização com o ambiente de estúdio e com todos os seus componentes, criando métodos de trabalho quer individualmente quer em grupo, com o objetivo de compreender melhor a iluminação artificial. Desenvolver as capacidades de observação e identificação das variáveis fotográficas necessárias para realização de uma fotografia, promovendo a pré-visualização e as capacidades de preparação e produção de uma determinada fotografia. Compreender e aplicar princípios básicos de composição, nomeadamente a adaptação de distâncias focais de objetivas a objetivos precisos, a visualização de objetos e pessoas, analisando as imagens em função do seu efeito no observador. Entender a composição fotográfica como uma operação num plano bidimensional (com sugestão de tridimensionalidade) e aprender a trabalhar com os elementos estruturais da linguagem visual. Fundamentos da imagem digital; conceitos e práticas
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-1159
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Fotografia com recurso de máquina fotográfica digital. Tomar contacto e reconhecer as possibilidades relativas à utilização de máquinas fotográficas digitais, compreendendo o seu funcionamento técnico, as suas mais-valias e eventuais limitações através de exercícios práticos com dificuldades técnicas a ultrapassar. Introdução ao Estúdio e equipamento. Regras Básicas de segurança. Divulgação e análise de trabalhos de fotógrafos de referência. Características da Luz e suas propriedades. Organização do portefólio e promoção do fotógrafo. Aulas teórico-práticas, onde os alunos são familiarizados com os programas necessários ao processamento e edição de imagem digital. Ao longo do semestre os alunos serão desafiados a resolver exercícios de grau de dificuldade crescente que implicarão aplicar os conhecimentos adquiridos.
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina deverá ser entendida como um percurso dinâmico de apreensão de uma matéria a dominar através do conhecimento, tendo como auxílio os equipamentos específicos. Chama-se a atenção que o domínio dos equipamentos tem íntima ligação com uma estruturação mental que tem na sua base o conhecimento pela experimentação e pelo estudo. Adquirir e desenvolver competências gerais em fotografia de estúdio. Os alunos irão aprender a otimizar processos de trabalho tendo em vista o objetivo final, seja impressão ou Web. Irão adquirir capacidades para realizar um conjunto diverso de tarefas inerentes ao processo fotográfico digital. Desenvolver uma metodologia de trabalho. Desenvolver um portfólio coerente em fotografia digital, recolhendo informação relevante à sua conceção. Dar a conhecer e praticar os vários fluxos de trabalho na fotografia digital desde a tomada de vista, passando pela pós-produção e finalização tanto na web como na impressão.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão abordados de acordo com diferentes desafios propostos e análise de casos de estudo permitindo aos estudantes uma aprendizagem gradual através da análise e experimentação. Tratando-se da aprendizagem de um modo de pensar que assenta no questionamento e reflexão serão incentivados momento de partilha entre os diferentes colegas da turma e sempre que possível com a comunidade académica através de exposição de projetos e/ou outros meios de disseminação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANG, Tom, Manual de Fotografia Digital, Civilização Editores,Porto, 2004 AUMONT, Jacques , L¿Image,: Nathan. Paris, 1990 BOURDIEU,Pierre, (dir.),Un art moyen, essai sur les usages sociaux de la photographie. BURGIN,Victor, (dir),Thinking Photography. Ed, Macmillan Press, London, 1982 DALY,Tim, Fotografia Digital- um guia prático, Centralivros, Lisboa, 2000 FRADE, Pedro, Miguel Figuras do Espanto,: ASA. Lisboa,1992 FREUND, Giséle, Fotografia e Sociedade,: Vega, 2ª ed. Lisboa 1995 GERVEREAU, Laurent, Voir, Comprendre, Analyser les Images,: La Decouverte. Paris 1997 JACOBSON, Ralph E. Manual de Fotografia, Omega. 1996
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não