filmeu

Disciplina Introdução às Técnicas de Desenho

  • Apresentação

    Apresentação

    O aluno ficará habilitado a representar o real através do desenho em diferentes escalas; utilizar diferentes tipos de registo gráfico; aplicar diferentes meios e técnicas do desenho e compreender o seu uso adequado aos objectivos propostos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Representação pictórica do real (estudo de formas orgânicas e inorgânicas) Descrição dos objectos através do contorno. Contorno exterior e interior. Linhas explícitas e implícitas. Eixos condutores. Relações de proporção. Figura-fundo: formas positivas e negativas Representação do espaço pictórico Proporções e perspectiva: Indicadores de profundidade; Introdução à perspectiva linear; Planos e superfícies; Volumes; Escalas; Relação longe/perto, interior/exterior etc. Luz e sombra: Modelação das formas; Valores tonais; Utilização de tramas Representação / Linguagem Gráfica Utilização da linha e da mancha Valores lumínicos Profundidade Texturas Composição Exploração de diferentes ângulos de leitura e enquadramentos; alteração de escalas Relações construtivas; Equilíbrio; Tensão; Movimento e ritmo. Desenho invertido; espaços cheios e vazios; desenho cego e percepção cega;
  • Objetivos

    Objetivos

    Aprender a ver Entender o desenho como uma ferramenta do pensamento, da expressão e comunicação; Demonstrar capacidade de análise, observação e reflexão; Revelar conhecimento e aplicar diferentes meios e técnicas do desenho, ajudando o aluno a compreender o seu uso adequado aos objectivos propostos; Dedicar-se ao exercício da experimentação Pensar através do desenho.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados que contarão com recursos audiovisuais. O programa é constituído por módulos não estanques, a ser desenvolvidos através de exercícios práticos de registo gráfico de formas e objetos observados utilizando diferentes técnicas do desenho. A avaliação é contínua e terá em conta os seguintes elementos: •    Exercícios práticos desenvolvidos em aula. •    Exercícios práticos desenvolvidos fora de aula. Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação à disciplina. Atendendo ao carácter desta Unidade Curricular, é obrigatório o acompanhamento em Avaliação Contínua. Se o aluno faltar a mais de 30% das aulas e não comparecer aos momentos de avaliação contínua não poderá comparecer ao exame de recurso.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Camp, Jeffery, (1993) (1981). Dibujar com los Grandes Maestros. Madrid: H. Blume Ediciones EDWARDS, Betty (2000). Nuevo Aprender a Dibujar con el Lado Derecho del Cerebro. Barcelona: Ediciones Urano. Hamilton, J. et al,. (2003) The Complete Book of Sketching. Great Britain: Canal Illustrated Hockney, David (2001). Secret Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters. Thames & Hudson Kaupelis, Robert (1983) Learning to Draw. New York: Watson-Guptill Publications Metzger, P. (1991) Perspective without Pain (I and II). London: Benedikt Taschen Nicolaides, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company Roberts, Doreen (1991) Drawing Workshop: Learn to Draw with Confidence. London: Harper Collins Publishers
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios