filmeu

Disciplina Tridimensionalidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular “Tridimensionalidade”, desenvolve-se no contexto do objeto tridimensional, no âmbito de processos de inovação e criatividade. Tridimensionalidade entendida como um elemento essencial de comunicação do objeto de design, como elemento de instrução, organização, e acessibilidade para a sua utilização. Tridimensionalidade também entendida como elemento de conotação e de atração para o objeto. Tridimensionalidade que permite identificar características semelhantes entre objetos de diferentes sistemas funcionais, que convergem em características de comunicação e utilização comuns. Tridimensionalidade que cria um efeito de expectativa sobre o objeto em que a forma segue a função, ou a função segue a forma, no contexto do fenómeno das memórias episódicas e semânticas. Por fim, tridimensionalidade entendida como representação icónica do objeto.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Ponto, Linha, e Plano. - Regularidade, e Irregularidade - Políginos, e Poliedros. - Geometrias, e Planificação. - Truncagens, e Secções. - Superfície, Corpo, e Espaço.  
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular “Tridimensionalidade”, objetiva práticas de compreensão, construção e desenvolvimento de objetos tridimensionais, numa perspetiva de “construção” , orientada para a definição objetiva da estrutura, das características e funções do objecto, e numa perspetiva de “desconstrução”, orientada para a interpretação da complexidade estrutural do objecto, enumerando, analisando e reconstruindo os seus elementos individuais. Objetiva um conjunto de ações no plano “bidimensional”, cujos conteúdos teóricos e práticos permitem interpretar a codificação das propriedades básicas do objecto, decifradas através de elementos como o ponto, a linha e o plano, e ações no plano “tridimensional”, cujos conteúdos teóricos e práticos permitem reproduzir a complexidade morfológica do objecto, decifrada através de elementos como o volume, a perspectiva e o espaço.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No contexto de metodologias inovadoras, esta unidade curricular, objetiva recuperar o gesto e o fazer em sala de aula, numa dimensão prática que recupera a dimensão física do output dos exercícios e dos temas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Knauer, R. (2007). Transformation: Basic Principles and Methodology of Design. Germany: Princeton Architectural Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios