-
Apresentação
Apresentação
Esta UC centra-se em duas áreas: no design editorial e na realização de objectos lúdicos. 1. Design e paginação de diversos suportes gráficos (jornal, revista, desdobrável e flyer). Domínio da grelha de paginação. Domínio do software Adobe inDesign. 2. Conceptualização e realização de objectos lúdicos pensados para diferentes públicos e para diferentes faixas etárias, destinados a espaços culturais e ou de lazer - organismos públicos e privados, centros culturais e de exposição, museus, etc.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-3694
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Editorial 1.1 Design e paginação de revistas, brochuras e jornais. Grelhas de paginação e sistemas de navegação (hierarquias, foco visual, legibilidade). Adobe InDesign Software. 1.2 A banda desenhada ¿ A linguagem da BD, o guião e a sua planificação, personagens e caracterização, planificação, vinhetas e transições, pranchas e composição. Elaboração de Ilustrações. 2. Concurso Internacional Poster for Tomorrow. 3. Comunicação de Produto (concepção de novos jogos e objetos lúdicos). Desenvolver competências ao nível da criatividade, da inovação, da crítica e da tecnologia. Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática nuclear e de cariz eminentemente projectual, pretende-se levar o aluno a exercitar o desenvolvimento de projetos em tudo semelhantes aos que realizará no exercício das suas funções de designer. Os projetos lançados têm a preocupação de serem a sequência lógica na evolução do discente por reporte aos conteúdos programáticos das disciplinas de Design antecedentes.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir capacidades de problematizar e resolver projetos de design editorial em diversos contextos. Adquirir capacidades de conceptualização e realização de objectos lúdicos, pensados para diferentes públicos e para diferentes faixas etárias.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino e aprendizagem deverá incluir e conjugar métodos expositivos e de estudo de caso (projetos, livros e visitas de estudo). Avaliação Contínua com um mínimo de dois exercícios tendo em conta os seguintes elementos: 1. Exercícios de aplicação de cada conteúdo programático; 2. Projetos práticos simulando a realidade do mercado. 3. Entrega de um briefing inicial para cada exercício, contempando objectivos, métodos, calendarização e bibliografia aconselhada; 3. Cada projecto é orientado com pelo menos uma avaliação intermédia e uma avaliação final com apresentação oral em aula. Um número de faltas superiores a 30% do total de horas lectivas, implica a reprovação à UC (excepção para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, atleta de alta competição ou regime militar).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAM, Pegie Stark (1995). Color, Contrast and Dimension in News Design. The Poynter Institute for Media Studies. BRINGHURST, Robert (2003). The Elements of Typographic Style. Hartley & Marks. DAIR, Carl (2001). Design With Type. University of Toronto Press. DORMER, Peter (1990). Os significados do design moderno. Editorial Presença, Lisboa. COSTA, Daciano (1999) Design e Mal-estar. Lisboa: Centro Português de Design. ESTRADA, Sylvie (2012). Logobook. Index Book JENNINGS, Simon (2012). Un Alfabeto Urbano. Gustavo Gili. KANE, John (2012). Manual de Tipos. Gustavo Gili. FIELL, Charlotte & Peter (2009). Design do Século XX. Taschen. BARBOSA, Conceição (2012). Manual Prático de Produção Gráfica, São João do Estoril: Principia. BROCKMANN, Joseph-Müller, Grid Systems in Graphic Design. Niggli CARTER, Rob (1999) Tipografia Experimental. Lisboa: Destarte.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não