-
Apresentação
Apresentação
De acordo com o historiador francês, Michel Pastoureau, que é um dos maiores especialistas na simbologia das cores, a cor é uma construção cultural e, para as ciências humanas, antes de serem luz, matéria ou sensação, as cores são categorias mentais, construções culturais. Os temas abordados serão explorados e estudados através de atividades dinâmicas e com a realização de exercícios individuais assim como de grupo e apresentações, no sentido de proporcionar aos estudantes a descoberta dos fenómenos de cor e perceção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-3696
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Realização de diferentes exercícios em que serão utilizadas diferentes práticas manuais, tendo por base os seguintes temas: Reflexão sobre a psicologia da cor - O significado da cor O fenómeno físico da cor - O disco de Newton Reconhecimento dos sistemas de cor: RGB e CMYK - Sistema de adição de cores e Sistema de subtração de cores Propriedades da cor - Os contrastes cromáticos - As harmonias cromáticas Johannes Itten - Círculo cromático de 12 cores e os sete contrastes de cor; Projeto de comunicação visual.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo principal potenciar o desenvolvimento das seguintes competências: Estimular a prática manual e aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica; Estabelecer relações entre cores e sentimentos, (a psicologia das cores); Aprofundar o conhecimento teórico-prático da cor e dos diferentes sistemas de cores para a realização de exercícios de comunicação visual; Aprender a reconhecer alguns fenómenos de ilusão cromática proporcionados pela interação das cores, tendo por base as experiências de Josef Albers; Compreender a teoria estrutural das cores através do círculo cromático, dos sete contrastes de cor e das harmonias cromáticas, tendo por base os estudos de Johannes Itten; Exercitar e utilizar os conhecimentos adquiridos sobre a cor para a realização de um projeto de comunicação visual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A aulas têm a duração de três horas e permitem o desenvolvimento dos exercícios propostos bem como a apresentação e discussão crítica sobre o trabalho realizado. Os alunos desenvolverão trabalhos individuais e em grupo. Nos diferentes exercícios, serão utilizadas diversas práticas manuais, explorando as várias técnicas de expressão gráfica a partir de diferentes meios, tais como, colagem, tinta acrílica, grafites, lápis de cor, canetas de feltro, entre outros.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALBERS, Josef — A interação da cor. São Paulo e Rio de Janeiro: WMF Martins Fontes, 2009. BARROS, Lilian — A cor no processo criativo. Um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2008. GOETHE, Johann Wolfgang — Theory of Colours. England: The M. I. T. Press, 2002. HELLER, Eva — A psicologia das cores. Como actuam as cores sobre os sentimentos e a razão. Barcelona: Gustavo Gili, 2009. ITTEN, Johannes — Arte del colore. Milano: Il Saggiatore, 1991. KANDINSKY, Wassily — Do espiritual na Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Lda., 1987. PASTOUREAU, Michel — Dicionário das cores do nosso tempo. Simbólica e sociedade, Lisboa: Editorial Estampa, 1997. TORNQUIST, Jorrit — Colore e luce. Lo Spettro Orchestrato. Teoria e pratica. Milano: Ikon editrice srl., 1996. WRIGHT, Angela — The Beginner’s Guide to Colour Psychology. London: Kyle Cathie Limited, 1995.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não