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Disciplina História do Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de História do Design pretende estudar a história do Design centrando a sua abordagem nos vários discursos criados a partir dos vários movimentos e objetos entre o séc. XVI e a atualidade. Trata-se de uma unidade curricular estruturada para a partir de uma abordagem teórica no sentido de desenvolver uma postura crítica perante a prática do design.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A UC está organizada em duas abordagens complementares. Uma primeira parte de carácter teórico e de análise crítica à História do Design e uma segunda centrada no desenvolvimento de projetos teórico-práticos onde se aplicam os conhecimentos teóricos através da construção de discursos críticos plasmados em projetos de Design. 1. De Gutenberg à Revolução Industrial 2. A Revolução Industrial e o seu impacto para a disciplina do Design.  3. Arte Nova, Private Press. 4. Movimentos vanguardistas. 5. Modernismo 6. Sociedade de consumo 7. Contracultura 8. Pós-Modernismo 9. Outras abordagens à História
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade curricular tem como objetivo principal dotar os estudantes de conhecimento geral sobre a história do Design centrada nos discursos criados a partir da construção de artefatos. No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: — Reconhecer diferentes movimentos basilares da História do Design; — Analisar os discursos subjacentes a esses movimentos e aos objetos criados nesses contextos. — Desenvolver o espírito crítico e de investigação — Adequar o conhecimento teórico e crítico da História do Design à prática do Design.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sera¿ utilizada uma metodologia ativa baseada em Project-Based-Learning (PBL) - (Aprendizagem Baseada em Projectos). Pretende-se que osestudantes, perante a apresentação de vários casos teóricos e práticos, investiguem, explorem e produzam conteúdos críticos e de divulgação do Design.  Nas aulas serão usados recursos bibliográficos e cinematográficos para apresentação de conteúdos teóricos e casos de estudo, de forma a consolidar os conteúdos. A prática passará pela investigação complementar aos temas abordados e à produção de conteúdos que apoiem o estudo e a divulgação da História do Design. A avaliação é continua e dela constam os seguintes parâmetros: — Assiduidade, empenho e participação nas aulas;  — Participação nos exercícios e análise efetuada nas aulas;  — Realização e entrega dos trabalhos práticos dentro dos prazos estabelecidos;  ­— Apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cramsie, Patrick; The History of Graphic Design, The Briish Library, 2010. ISBN: 978-0-7123-0696-6 Eskilson, Stephen; Graphic Design : A New History, Yale University Press, 2012. ISBN: 9780300172607 Haufle, Thomas; Design A concise History, Laurence King Publishing, 1995. ISBN: 1-85669-134-9    
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