filmeu

Disciplina Tecnologias do Design I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Tecnologias do Design tem como objetivo principal capacitar os alunos para a idealização e materialização de objetos gráficos através do conhecimento acerca das diferentes etapas, meios e recursos de produção, selecionando-os de uma forma ponderada que dê resposta aos projetos de design do ponto de vista conceptual, monetário e social/ecológico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Pré-Impressão 1.1. Preparação dos ficheiros 1.2. Tipografia 1.3. Resolução e tratamento de imagens 1.4. Margens e bleeds 1.5. Cores e perfis cromáticos 1.6. Artes finais   2. Impressão 2.1. Processos de impressão 2.2. Offset vs. Digital 2.3. Cores (CMYK, Pantones e outros) 2.4. Tipos de Papel e aproveitamento 2.5. Outros suportes e possibilidades   3. Acabamentos 3.1. Acabamentos Gerais 3.2. Acabamentos para Livros e projetos editoriais.   4. Conselhos e Metodologia de Trabalho 4.1. Truques e dicas diversos 4.2. Escolher e relacionar-se com a gráfica 4.3. Acompanhamento do processo (monos, maquetes, provas de impressão)
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC será organizada em 3 grandes fases/etapas: pré-impressão, impressão e acabamentos. Não sendo este um processo linear (cada etapa influência a que a precede e sucede), segue uma linha cronológica no processo de materialização dos artefatos gráfico. Na Pré-impressão, os alunos aprenderão a preparar o seu documento para ser impresso, abordando questões como a cor e os perfis cromáticos; qualidade, resolução e formatos de imagem; e tratamento tipográfico. Deverão ser capazes de preparar uma Arte Final (package) adequada a seguir para impressão. Na Impressão serão abordadas as diferentes tecnologias (digital vs. offset e outras possibilidades para diferentes suportes e finalidades) bem como os materiais (seleção e aproveitamento de papel e cor). Acabamentos explicados: corte, dobra/vinco, coseduras, verniz/plastificação, alto e baixo-relevo, estampagem. Um último modo abordará truques e dicas, a importância do acompanhamento do processo e da relação com a gráfica, entre outros.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC prevê a realização de duas visitas de estudo a duas gráficas (Vox e Multitema) e pelo menos uma aula aberta com um designer que venha apresentar o seu trabalho e o modo como prepara os ficheiros e se relaciona com a gráfica com que colabora. Também se prevê a visita de um representante ligado ao sector do papel de marcas como a Inapa, Antalis ou Fedrigoni.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barbosa, Conceição. 2009. Manual Prático de Produção Gráfica. Parede: Principia.   Adams, Sean; Dawson, Peter; Foster, John; Seddon, Tony. 2012. Graphic Design Rules: 365 Essential Design Dos & Don’ts. Londres: Francis Lincoln Limited Publishers.   Dias, Rúben; Oliveira, Rui; Martins, Fábio; Dantas, Ricardo. 2021. A Capa do Livro. Caldas da Rainha: itemzero.   Dias, Rúben; Oliveira, Rui; Martins, Fábio; Dantas, Ricardo. 2021. O Miolo do Livro. Caldas da Rainha: itemzero.   Dias, Rúben; Meira, Sofia. 2018. IMPRIMERE: Arte e Processo nos 250 anos da Imprensa Nacional. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios