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Disciplina Public Choice e Políticas Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina que visa explicitar os fundamentaos básicos das decisões económicas dos atores políticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Cap. 1: Introdução          Definição de Economia Pública e de política pública.          Economia de Bem-Estar e eficiência de Pareto. Cap. 2: Falhas de Mercado e Intervenção do Governo          Falhas de Mercado: Concorrência imperfeita, bens públicos, externalidades, mercados incompletos, informação assimétrica, desemprego e outras perturbações macroeconómicas.          Redistribuição.          Bens de mérito. Cap. 3: Falhas de governo e ação coletiva. Cap. 4: Avaliação de políticas públicas          Trade-off eficiência e equidade.          Análise custo-benefício social. Cap. 5: Impostos          Introdução.          Incidência.          Política fiscal ótima.          Impostos e igualdade. Cap. 6: Saldos orçamentais         Saldo total.         Saldo primário.         Saldo corrente primário.         Défice cíclico e estrutural.         Dívida Pública.         Regras da dívida e do défice.         Bom e mau défice público. Cap. 7: Políticas Públicas         Exemplos.
  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objetivo da unidade curricular é estimular o interesse dos alunos nos temas de política pública, em particular no papel do governo nas questões económicas. Ao longo do semestre, serão discutidas as principais falhas de governo enquanto agente regulador e interventivo. Um objetivo igualmente importante será o de estimular a compreensão dos alunos nas principais questões atuais de política económica. Por exemplo, serão analisadas as diferenças substanciais nos tipos de políticas utilizadas e nos resultados obtidos entre países. Esta unidade curricular explora a necessidade de intervenção do governo na economia, os problemas da democracia e da ação coletiva. Posteriormente, a unidade desenvolve um olhar sobre a política fiscal (orçamento de estado e impostos). Por fim, a unidade curricular visa promover o debate de ideias e a reflexão sobre a economia portuguesa em particular sobre setores que absorvem uma parcela significativa do orçamento: saúde, educação e segurança social.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem baseada na exposição Aprendizagem por pesquisa Aprendizagem por problemas A avaliação será composta por duas componentes: dois testes individuais e um trabalho de grupo. Este trabalho de grupo permitirá aos alunos potenciar a sua aprendizagem por pesquisa.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Stiglitz, J. (2000). Economics of the Public Sector, Third Edition. Norton Mueller, D. C. (2003). Public Choice III. Cambridge University Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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