filmeu

Disciplina Técnicas e Estratégias de Ensino

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) Técnicas e Estratégias de Ensino tem como objetivo transmitir conhecimentos e trabalhar competências na área da didática do desporto. Pretende-se que os estudantes aprendam diferentes modelos, estilos e técnicas de ensino do desporto e da Educação Física. Ao longo desta UC pretende-se também que os alunos aprendam as principais orientações educativas associados a um ensino de qualidade nos contextos profissionais de desporto e educação física.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A organização e gestão da aula de educação física. 1.1 Desenho das tarefas de aprendizagem. 1.2 Apresentação de tarefas de aprendizagem. 1.3 Gestão de turmas. 1.4 Orientação da instrução e feedback.   2. Estilos de Ensino de Mosston 2.1 O espectro dos estilos de ensino de Mosston. 2.2 Anatomia de estilo de ensino. 2.3 Caracterização e estudo dos 11 estilos de ensino de Mosston.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam compreender a importância da dimensão pedagógica em diversos contextos do desporto através do estudo de boas práticas pedagógicas e de diversas estratégias educativas referenciadas na bibliografia atual. Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) Desenvolvam competências básicas para a planificação e operacionalização do ensino de uma atividade física e desportiva. OA2) Adquiram conhecimentos e competências relativas às diversas dimensões da didática: desenho das tarefas de aprendizagem, apresentação de tarefas de aprendizagem, gestão de turmas e orientação da instrução. OA2) Saibam selecionar diferentes estilos de ensino conforme contextos e objetivos educativos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas: desenvolvimento de conteúdos (sessões de informação); análise crítica de textos, vídeos selecionados e de factos do quotidiano (experiências vividas pelos estudantes e/ou pesquisa na comunicação social); simulação de situações pedagógico-didáticas; atividades baseadas no jogo; análise e debate de questões relevantes (identificadas em regime de trabalho de grupo); realização e apresentação de trabalhos temáticos (individuais e de grupo) e construção de projetos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mosston, M.; Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education (1st online ed.). Spectrum Institute for Teaching and Learning. https://spectrumofteachingstyles.org/assets/files/book/Teaching_Physical_Edu_1st_Online.pdf Rink, J. (2020). Teaching Physical Education for Learning (8th Edition). St. Louis: Mosby. Siedentop, D., Hastie, P., & van der Mars, H. (2020). Complete guide to Sport Education (3rd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios