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Apresentação
Apresentação
Apresentar o Desporto Adaptado, a sua evolução histórica e o enquadramento conceptual da prática inclusiva. Fundamentar a intervenção no modelo biopsicossocial e na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Analisar os diferentes âmbitos de intervenção — educativo, terapêutico, recreativo e competitivo — e as metodologias práticas de adaptação. Dar a conhecer os sistemas de classificação funcional que asseguram a equidade desportiva e as estratégias de intervenção para populações específicas, incluindo a deficiência motora, visual, intelectual, Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), Síndrome de Down e demência.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1267-22455
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 - ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL E HISTÓRICO: Evolução histórica (internacional e nacional), definição e princípios (Inclusão, Adaptação) do Desporto Adaptado. Análise dos modelos de abordagem (Clínico, Social, Biopsicossocial) e do conceito de NEE. CP2 - ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO: Análise dos eixos Educativo, Terapêutico, Recreativo e Competitivo. CP3 - AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE: Estudo e análise da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) como ferramenta de avaliação. CP4 - MODELOS DE INCLUSÃO E CLASSIFICAÇÃO: Metodologias de adaptação (STEP, TREE) e sistemas de participação e classificação funcional. CP5 - ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO ESPECÍFICAS: Adaptação para Demência (modelo CRIE), Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e Síndrome de Down. CP6 - COMPONENTE PRÁTICA: Planeamento e aplicação de atividades e modalidades desportivas adaptadas.
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Objetivos
Objetivos
No final desta Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de: • OA1: Descrever a realidade do desporto adaptado em Portugal, enquadrando a sua evolução histórica, os seus âmbitos de intervenção (educativo, terapêutico, recreativo e competitivo) e as principais organizações nacionais e internacionais. • OA2: Compreender o modelo biopsicossocial e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como base para a avaliação da funcionalidade e planeamento da intervenção no desporto adaptado. • OA3: Analisar e aplicar sistemas de classificação funcional específicos para diferentes modalidades desportivas, com o objetivo de garantir a equidade competitiva. • OA4: Desenvolver competências para planear e adaptar atividades físico-desportivas para populações com necessidades específicas
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
• Pereira, L. M. (Ed.). (s.d.). Coleção de manuais de atividade física adaptada. Direção-Geral da Saúde (DGS). • Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). (2021). Manual do curso de treinadores de desporto, Grau I, Desporto Adaptado. • Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). (2016). Manual do curso de treinadores, Grau II, Desporto p/ pessoas com deficiência. • Organização Mundial da Saúde (OMS) / DGS. (2004). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). • Activity Alliance. (s.d.). Categorias funcionais no desporto para pessoas com deficiência: Manual para identificação e capacitação.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não