-
Apresentação
Apresentação
Dar conhecimento aos estudantes das diferentes vertentes do desporto adaptado recreativo, reabilitação e competição. As suas classificações funcionais no âmbito da saúde e desportivo. Proporcionar experiências de contacto com profissionais e atletas na área do desporto adaptado assim como conhecer o funcionamento de instituições com prática desportiva adaptada na área geográfica onde a Univesidade Lusófona - Centro Universitário do Porto está inserida.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22455
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. CONCEITOS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DESPORTO ADAPTADO 1. Evolução Internacional e Nacional 2. Organizações de Desporto Adaptado 3. Conceito de necessidades educativas especiais (NEE) 4. Modelo clinico, social e biopsicossocial. CP2. ÂMBITO DE INTERVENÇÃO DO DESPORTO ADAPTADO 1. Educativo, Terapêutico, Recreativo, Competitivo CP3. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) CP4. Categorias funcionais no desporto para pessoas com deficiência 1. Modelo de inclusão em atividades; 2. Ferramenta STEP CP5. INTERVENÇÃO PRÁTICA 1. Visita a instituições e planeamento de atividades desportivas nas diferentes áreas de intervenção. 2. Organização e prática de modalidades desportivas adaptadas. 3. Aulas abertas com elementos da comunidade ligada à prática de desporto adatado: dirigente, treinador, atleta.
-
Objetivos
Objetivos
A presente Unidade Curricular tem como objetivos: OA1) dar a conhecer ao estudante a realidade do desporto adaptado em Portugal, as suas diferentes áreas de intervenção e valências; OA2) dar a conhecer ao estudante os sistemas de classificação funcional; OA3) Desenvolver no estudante um pensamento crítico sobre o processo de inclusão na sociedade através da prática desportiva. OA4) Dar conhecimento aos estudantes diferentes visões de agentes desportivos ligados ao desporto adaptado (dirigente, treinador, atleta) e proporcionar experiências nas várias instituições com prática desportiva adaptada na área geográfica onde a UL-CUP está inserida.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Instituto Português do Desporto e Juventude (2021); manual do curso de treinadores de desporto, Grau I, Desporto Adaptado. Disponivel em: https://ipdj.gov.pt/documents/20123/3644128/DESPORTO+ADAPTADO_GI.pdf/1b712b72-ca67-22a7-78a5-c42f353d5818?t=1643215898782 Instituto Português do Desporto e Juventude (2016); manual do curso de treinadores de desporto, Grau II, Desporto para pessoas com deficiência. Disponivel em: http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Manuais/GrauII/GrauII_10_DespDeficiencia.pdf Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (2004), Organização Mundial da Saúde, Direção-Geral da Saúde. Disponivel em: https://catalogo.inr.pt/documents/11257/0/CIF+2004 Categorias funcionais no desporto para pessoas com deficiência: Manual para identificação e capacitação. Activity Alliance. Disponível em: https://fpdd.org/wp-content/uploads/2021/10/CategoriasFuncionais-INTERATIVO.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não