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Disciplina Desenvolvimento Motor e Cineantropometria

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como objetivos de aprendizagem o desenvolvimento de conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões do Desenvolvimento Motor e Cineatropometria.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR 1. Métodos de estudo do desenvolvimento humano  II. FASES DE DESENVOLVIMENTO MOTOR  1. Movimentos reflexos e espontâneos 2. Movimentos rudimentares 3. Movimentos fundamentais  4. Movimentos especializados 5. Desenvolvimento de ações locomotoras 6. Desenvolvimento de ações manipulativas 7. Desenvolvimento de ações posturais 8. Processamento de informação ao longo da vida 9. Modificações nas qualidades físicas durante a via III. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR 1. Determinação genética e do ambiente 2. Variabilidade 3. Competência motora e literacia física IV. AVALIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO MOTOR 1. Instrumentos de avaliação motora V. INTRODUÇÃO A CINEANTROPOMETRIA, MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS 1. Protocolos, métodos e procedimentos  2. Composição corporal 3. Proporcionalidade corporal
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos de aprendizagem: 1) Reconheçam as componentes fundamentais do processo de Desenvolvimento Motor, bem como os métodos de estudo aplicados a esta área de conhecimento. 2) Identifiquem e reconheçam as fases de desenvolvimento das ações motoras, das capacidades físicas e do desenvolvimento perceptivo-motor ao longo da vida. 3) Reconheçam o desenvolvimento motor como resultado da interação entre genética e meio ambiente, sendo o produto desta interação o principal determinante da competência motora e literacia física. 4) Identifiquem e selecionem instrumentos de avaliação motora adequados aos objetivos da avaliação. 5) Reconheçam os protocolos e as particularidades do método antropométrico. 6) Identifiquem os métodos de avaliação da composição corporal, os pontos fortes e fracos de cada método. 7) Reconheçam a importância do estudo da proporcionalidade corporal intra e entre indivíduos e a modificação nos seus indicadores ao longo do processo de crescimento.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    -Cordovil, R., & Barreiros, J. (2014). Desenvolvimento Motor na Infância. Lisboa: FMH Edições. -Cratty, B.(1986). Perceptual and motor development in infants and children. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.   -Fragoso, I., & Vieira, F. (2005). Cinantorpometria. Cruz Quebrada: Edições FMH.  -Gabbard, C.(2011). Lifelong motor development (6th Edition). Benjamin Cummings.  -Gallahue, D. & Ozmun, J.(2005).Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebes, crianças, adolescentes e adultos. (3ª Ed.) São Paulo: Phorte Editora, Lda. -Haywood, K. & Getchell, N.(2010). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida (5ª Ed.) Porto Alegre: Artmed. Leitão, F. (2009). Desenvolvimento e Adaptação Motora. Salamanca: Luso-Espanõla de Ediciones. -Malina, R. Bouchard C. Bar-Or (2004).   Growth, Maturation and Physical Activity. Human Kinetics. Champaign, Illinois.   -Piek, J.(2006). Infant Motor Development. Champaign, IL: Human Kinetics. Vieira, F., & Fragoso, I. (2006). Morfologia e Crescimento. Cruz Quebrada: Edições FMH.    
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