-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os estudantes: a) Adquiram, aperfeiçoem e dominem as habilidades tático-técnicas da modalidade de Futebol; b) Conheçam, vivenciem e dominem a organização tática do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos de jogo e princípios específicos aplicados ao Modelo do Jogo; c) Conheçam e dominem a regulamentação do jogo de Futebol; d) Compreendam a evolução do jogo e do jogador de Futebol, nas suas variadas dimensões de rendimento; e) Identifiquem as etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol nacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-22943
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. EVOLUÇÃO DO JOGO E DO JOGADOR DE FUTEBOL II. AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO JOGADOR DE FUTEBOL NACIONAL III. REGULAMENTO DO JOGO DE FUTEBOL 5, 7, 9 E 11; IV. NATUREZA, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO JOGO DE FUTEBOL 1. História do Jogo de Futebol 2. Fases vs momentos do jogo; 3. Princípios de jogo e os aplicados ao Modelo de Jogo; 4. Fatores de jogo; 5. Formas de jogo; V. AÇÕES TÁTICO-TÉCNICAS FUNDAMENTAIS DO JOGO DE FUTEBOL 1. Ofensivas e defensivas individuais; 2. Ofensivas e defensivas coletivas elementares; 3. Ofensivas e defensivas coletivas complexas.
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Compreender a evolução do jogo e do jogador de Futebol; 2. Compreender as etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol nacional; 3. Compreender e realizar os fundamentos do jogo de Futebol, nomeadamente através da assimilação e execução de ações específicas e regras de gestão do jogo de Futebol; 4. Conhecer, executar e aplicar os fundamentos tático-técnicos específicos do jogo de Futebol; 5. Conhecer a regulamentação do jogo de Futebol; 6. Adquirir os conhecimentos teórico-práticos básicos, subjacentes aos objetivos anteriores.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME): serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliografica (ME4), Atividades em pequenos grupos (ME5), Informação de retorno fornecido pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Casanova, F., & Pacheco, R.P. (2020). O Léxico do Futebol Português. Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e a Portugal Football School. Lisboa, Portugal. ISBN: 978-989-757-132-9. - Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada.. -F.P.F. (2022). Leis do jogo. Tradução autorizada pela F.I.F.A. -F.P.F. (2018). As etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol. In www.fpf.pt. -Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto. -Oliveira, J. (2004). Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo ensino-aprendizagem/treino do Jogo. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não