-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os estudantes: a) Adquiram, aperfeiçoem e dominem as habilidades tático-técnicas da modalidade de Futebol; b) Dominem a organização tática do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos de jogo e princípios específicos aplicados ao Modelo do Jogo; c) Dominem a regulamentação do jogo de Futebol; d) Consolidem o processo evolutivo do jogador de Futebol nacional; e) Atuem sob diferentes perspetivas no processo de atividade de ensino e aprendizagem do Futebol.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-22945
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. TÉCNICO-TÁTICA DO FUTEBOL 1.1 O jogo de Futebol 5/7 e 9. 1.2. O treinador de Futebol. 1.3. Construção e elaboração da sessão de treino de Futebol. 1.4. Aspetos da análise do jogo por parte do treinador durante a competição. 1.5. Treino do guarda-redes. II. PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL 2.1. Motivação e filosofia do treinador de Futebol. 2.2. Relação treinador-jogador de Futebol. 2.3. Reflexão pessoal do treinador de Futebol III. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO JOGO DE FUTEBOL PARA DIFERENTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO COLETIVA, SETORIAL, INTER-SETORIAL, GRUPAL E INDIVIDUAL, QUE ESTIMULEM A ESPECIFICIDADE E REPRESENTATIVIDADE DO JOGO DE FUTEBOL IV. METODOLOGIAS DE ENSINO DO JOGO DE FUTEBOL.
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Conhecer a lógica organizacional do jogo de Futebol 5/7 e 9; 2. Compreender e realizar os fundamentos do jogo de Futebol, nomeadamente através da execução de ações específicas e regras de gestão do jogo de Futebol; 3. Aplicar os fundamentos tático-técnicos específicos e psicológicos do jogo de Futebol; 4. Desenvolver os conhecimentos teóricos básicos, subjacentes aos objetivos anteriores; 5. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Futebol, de acordo com as multi-funções do jogador.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Berwick, B. (2001). Focused for soccer: Develop a winning mental approach. Hyman Kinetics, E.U.A. - Casanova, F., & Pacheco, R.P. (2020). O Léxico do Futebol Português. Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e a Portugal Football School. Lisboa, Portugal. ISBN: 978-989-757-132-9. -Castelo, J. (2003). Futebol - Atividades físicas e desportivas. In FMH-UTL (Eds.). Lisboa. - Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada. -F.P.F. (2018). As etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol. In www.fpf.pt. -Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não