-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Conhecer o Futebol como matéria importante no ensino do indivíduo; 2. Executar e aplicar os fundamentos tático-técnicos específicos do jogo; 3. Valorizar as potencialidades pedagógicas do jogo de Futebol na formação do indivíduo; 4. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o processo ensino-aprendizagem do Futebol. Assim, pretende-se que os estudantes: a) Adquiriram e aperfeiçoem as habilidades tático-técnicas da modalidade de Futebol; b) Conheçam, vivenciem e dominem a organização tática do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos de jogo; c) Identifiquem diferentes linhas de atuação no processo de atividades de ensino e aprendizagem do Futebol, de acordo com as capacidades e características dos praticantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-22946
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. CONHECER O PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO FUTEBOL. II. METODOLOGIAS DE ENSINO DO JOGO DE FUTEBOL. III. CONTEÚDOS REGULAMENTARES, TÉCNICOS E TÁTICOS DO JOGO DE FUTEBOL. IV. LEIS DO JOGO DE FUTEBOL; V. A NATUREZA, A ESTRUTURA E A ORGANIZAÇÃO DO JOGO DE FUTEBOL: 1. Fases vs momentos de jogo; 2. Princípios de jogo; 3. Fatores de jogo; 4. Organização estrutural e funcional do ¿Futebol de 5¿, ¿Futebol de 7¿ e do ¿Futebol de 11¿. VI. NÍVEIS DE DESEMPENHO DO JOGO DE FUTEBOL
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Conhecer o Futebol como matéria importante no ensino do indivíduo. 2. Executar e aplicar os fundamentos tático-técnicos específicos do jogo. 3. Valorizar as potencialidades pedagógicas do jogo de Futebol na formação do indivíduo. 4. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o processo ensino-aprendizagem do Futebol.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castelo, J. (1996). Futebol ¿ A organização do jogo. Edição do autor. Castelo, J. (2003). Futebol - Atividades físicas e desportivas. In FMH-UTL (Eds.). Lisboa. Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto. Oliveira, J. (2004). Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo ensino-aprendizagem/treino do Jogo. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP. Pacheco, R. (2001). O Ensino do futebol. Futebol de 7, um jogo de iniciação ao futebol de 11. Porto. Edição do autor.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não