-
Apresentação
Apresentação
A UC enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto, ramo do treino desportivo. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes aos principais domínios do Futebol enquanto unidade curricular académica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-22947
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I- FUNÇÃO, CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS DO TREINADOR DE FUTEBOL 1.1. Função social do clube de Futebol. 1.2. Raízes do Futebol. 1.3. Organização de atividades e procedimentos administrativos no quadro da associação de Futebol. 1.4. O Treinador como elemento estruturante do clube e da equipa. II- TEORIA E METODOLOGIA DESPORTIVA NO FUTEBOL 2.1. Treino e Metodologia do treino de Futebol. 2.2. Processo de adaptação ao esforço de Futebol. 2.3. Aprendizagem da ação técnica. 2.4. Superação Desportiva em Futebol. 2.5. Ensino/Aprendizagem das ações individuais do Jogo de Futebol. III- ORGANIZAÇÃO E PLANEAMENTO DA ÉPOCA DESPORTIVA NO FUTEBOL 3.1. Treino Desportivo e o planeamento no Futebol. 3.2. Fisiologia e treino com crianças e jovens no Futebol, seus fundamentos e capacidades motoras.
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Identificar um conjunto de particularidades relativas à especificidade da modalidade, enquanto desporto de formação e de rendimento, incutindo a procura e recolha de informação como fonte de conhecimento complementar; 2. Implementar nos estudantes conhecimentos acerca da Teoria e da Metodologia do Treino do Futebol, de acordo com os indicadores de rendimento e com as áreas metodológicas da programação, planificação, condução e avaliação do processo de treino e da gestão da competição; 3. As etapas formativas de formação prevê a realização de sessões formais com agentes desportivos de diferentes áreas de intervenção. Desta forma, pretende-se que os estudantes: Adquiram, aperfeiçoem e dominem as capacidades reflexivas e decisionais face às problemáticas envolta da preparação desportiva e da condução em treino e em competição de equipas e jogadores de Futebol e a partir das sessões formais com agentes desportivos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática; Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem; Resolução de casos práticos; Visionamento e discussão de vídeos; Atividades em pequeno grupo; Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Casanova, F., & Pacheco, R.P. (2020). O Léxico do Futebol Português. Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e a Portugal Football School. Lisboa, Portugal. ISBN: 978-989-757-132-9. -Castelo, J. (2009). Futebol – A organização dinâmica do jogo. (3ª ed.) Edições Universitárias Lusófonas. Lisboa. -Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada. F.P.F. (2018). As etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol. In www.fpf.pt. -Oliveira, J. (2004). Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo ensino-aprendizagem/treino do Jogo. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP. -Soares, J. (2005). O treino do Futebolista- Volume I e II. In Porto editora (ED.). Portugal.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não