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Disciplina Planeamento e Gestão de Obras

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Planeamento e Gestão de Obras atua no campo da Engenharia Civil, fornecendo competências para a elaboração de orçamentos detalhados, a preparação adequada da obra em função dos projetos, o planeamento eficiente das diferentes etapas da construção e a gestão efetiva da direção das obras. A importância desta UC no ciclo de estudos de Engenharia Civil reside na sua capacidade de preparar os estudantes para enfrentar desafios práticos e complexos na gestão de projetos de construção, garantindo a execução de obras dentro dos prazos e orçamentos previstos, com o nível de qualidade e segurança exigidos pela lei em vigor.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Introdução e conceitos genéricos. Legislação aplicável ao setor da construção. Preparação de uma empreitada. Medições e Orçamentação. Equipamentos de construção. Organização e Projeto de Estaleiros.
  • Objetivos

    Objetivos

    É o objetivo desta Unidade Curricular que os conteúdos a serem abordados preparem os alunos para adquirir competências que lhes permitam o desempenho de funções de direção e gestão de obras nos diferentes domínios, tais como: Legislação aplicável e em vigor no setor da construção civil; Responsabilidades dos diferentes intervenientes do setor da construção civil; Revisão de preços de uma empreitada; Preparação de uma empreitada; Medições e Orçamentação; Projeto de Estaleiro; Planeamento e gestão da execução de uma obra.    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para a Unidade Curricular de Planeamento e Gestão de Obras, são aplicadas as seguintes metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem: Simulações interativas: recurso ao Microsoft Project / Project Libre que lhes permite gerir o trabalho de projetos de forma mais rápida a iniciativas mais complexas. Casos de Estudo: Analisar projetos de construção reais ou hipotéticos para discutir desafios, estratégias de gestão e soluções práticas, promovendo a aplicação teórica dos conceitos. Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas (PBL) Os alunos trabalham em projetos reais ou simulados, desde a preparação de empreitadas até a execução, desenvolvendo habilidades práticas e colaborativas. Role-Playing: simular situações de gestão de obras, onde os alunos assumem diferentes papéis (como Dono de Obra, Diretor de Obra, Fiscalização) para experimentar a dinâmica e a responsabilidade de cada função.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Curso sobre Regras de Medição na Construção. Fonseca, M. Santos, LNEC, 2010. Informações Sobre Custos – Fichas de Rendimentos. Manso, A. Costa; Fonseca, M. Santos; Espada, J. Carvalho, LNEC, 2010. Rendimentos de Mão-de-obra na Construção de Edifícios. Branco, J. Paz, LNEC, 1991. Manual de Estaleiros de Construção de Edifícios. Branco, J. Paz; Farinha, J. S. Brazão, LNEC, 1981. Legislação diversa em vigor. Organização e Gestão de Obras. Reis, A. Correia dos, Edições Técnicas ETL, Ldª. Lisboa, 2009. Construction Management. Halpin, Daniel W.; Woodhead, Ronald W., Ed. John Wiley & Sons, Inc., 1997. Modern Construction Management. Harris, Frank; McCaffer, Ronald; Edum-Fotwe, Francis, Blackwell Publishing, 2006. Código dos Contratos Públicos. Jorge Andrade da Silva. Livraria Almedina, 2014.
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