filmeu

Disciplina Física das Construções

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular proporciona aos estudantes a compreensão dos princípios físicos fundamentais do comportamento térmico, acústico dos edifícios, abrangendo um conjunto de temas nomeadamente nas áreas da Segurança contra Incêndios, Térmica e Acústica. O seu objetivo principal é capacitar os alunos com as competências necessárias para conceber, analisar e otimizar sistemas de construção, tendo em conta os aspetos físicos que afetam o desempenho dos edifícios.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Âmbito e objetivos da disciplina (Descrição e justificação do programa da disciplina; Integração dos objetivos da disciplina no contexto do curso; Integração dos objetivos da disciplina no contexto da construção de edifícios). Exigências funcionais e regulamentares (Exigências de segurança, de conforto, económicas e regulamentares). Comportamento higrotérmico (Transmissão de calor; Exigências de conforto térmico; Caracterização climática; Caracterização térmica de materiais e de elementos de construção; Ventilação natural e mecânica; Proteção solar de vãos envidraçados; Regulamentação nacional; Desempenho energético e de conforto térmico). Comportamento acústico (Conceitos teóricos básicos; Correção acústica, Isolamento sonoro a ruídos aéreos e de percussão; Regulamentação nacional). Comportamento ao fogo (Qualificação dos materiais e elementos de construção; Regulamentação de segurança contra incêndio; Exigências de segurança contra riscos de incêndio e regras de qualidade).
  • Objetivos

    Objetivos

    Iniciação às matérias relacionadas com o estudo das exigências humanas e funcionais dos edifícios ao nível da segurança, saúde, conforto, satisfação e economia. Aplicação Regulamentar das matérias enunciadas, nomeadamente: características do comportamento térmico e acústico de edifícios e segurança contra incêndio em edifícios. Desenvolvimento do conhecimento nos domínios da higrotérmica, ventilação natural, acústica, segurança contra incêndio e sua aplicação nas diferentes áreas de projeto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas consistirão na exposição da matéria teórica apoiada por apresentações PowerPoint, na resolução de exercícios práticos e na apresentação de exemplos relacionados com a matéria teórica lecionada. Não existirá uma separação rígida entre as duas partes, surgindo a resolução dos exercícios práticos na sequência das exposições teóricas, de forma distribuída ao longo das 3 horas semanais.   Avaliação Contínua: Três testes a realizar ao longo do Semestre (40%+30%+30%).        A classificação final resulta do somatório algébrico das classificações obtidas nas diferentes elementos, afetadas dos resptivos pesos relativos.   Exame de Recurso: Exame (100%). Requisitos para aprovação na disciplina: Classificação final igual ou superior a 10 valores. A melhoria de nota só é permitida em exame de recurso.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Regulamentação de Térmica de Edifícios; Decreto-Lei nº 101-D/2020, de 7 de dezembro e respetivos. Pina dos Santos, C. e Matias, L. (2006) Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente dos Edifícios, Versão atualizada 2006. Lisboa: LNEC. Decreto-Lei nº 278 (2007). Regulamento Geral do Ruído (alteração ao Decreto-Lei n.º 9/2007, 17 de Janeiro). Decreto-Lei nº 96 (2008). Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios - RRAE (alteração e republicação do Decreto-Lei nº 129/2002 de 11 de Maio). Decreto-Lei nº 220 (2008). Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios. Portaria nº 1532 (2008). Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios. Despacho nº 2074 (2009). Critérios técnicos para determinação da densidade de carga de incêndio modificada.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios