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Disciplina Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) debruça-se sobre o estudo de procedimentos, normas e sistemas de gestão que visam a promoção da qualidade, saúde e segurança no trabalho de forma a que os Agentes de Proteção Civil e Segurança (APCS) consigam, em cenários de emergência e socorro, planear estrategicamente a sua intervenção reduzindo a sua exposição aos riscos ocupacionais.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noções breves de modelos de gestão organizacional, estratégica e de recursos humanos. Conceitos gerais sobre sistemas de gestão, normalização e integração de sistemas. Sistemas de Gestão da qualidade: noções de qualidade e gestão da qualidade; legislação e normativos aplicáveis aos sistemas de gestão da qualidade; princípios da gestão da qualidade e implementação de sistemas de gestão da qualidade. Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST): introdução à SST, conceitos gerais, análise, avaliação e gestão de riscos; referenciais normativos de apoio à gestão da segurança; implementação de sistemas de SST. Sistemas de gestão integrada (SGI) da qualidade e SST: enquadramento, estratégia de integração, implementação de um SGI. Avaliação de Riscos Profissionais e estudos de caso.  
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC pretende-se que o estudante: Conheça o enquadramento legal e normativo relativamente aos SGQSST. Domine os conceitos gerais sobre SGQSST. Seja capaz de identificar os parâmetros que podem constituir um risco ocupacional para os APCS associados a diferentes situações de emergência e socorro. Conheça os instrumentos e meios que permitem avaliar esses mesmos parâmetros. Conheça os principais tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) bem como sinalética de segurança e promova o seu uso nas operações de socorro e evacuação, em catástrofes naturais , antrópicas e mistas. Adquira competência para propor estratégias fundamentadas para eliminar e/ou reduzir os riscos ocupacionais
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    METODOLOGIA: Exposição por parte do docente e discussão com os estudantes, durante as aulas, das matérias previstas, com tratamento de casos de estudo. Estímulo a trabalho a realizar fora da aula pelos estudantes, em particular de pesquisa bibliográfica, com vista a consolidar e complementar os conhecimentos adquiridos. Apoio tutorial do docente ao trabalho do estudante. AVALIAÇÃO Avaliação contínua (0-20 val), constituída por quatro momentos de avaliação: avaliação resultante das aulas (presença, pontualidade, atenção e níveis de conhecimento) com peso de 20%; um teste escrito com peso 40%;  Trabalhos com peso de 30% e defesa dos trabalhos com peso de 10%.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Legislação e Normativos: NP EN ISO 9000:2005: Sistemas de Gestão da Qualidade. Fundamentos e vocabulário. NP EN ISO 9001:2008: Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos. NP EN ISO 9004:2011: Sistemas de Gestão da Qualidade. Linhas de orientação para melhoria do desempenho. NP 4397: 2008: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Especificações. OHSAS 18001: 2007: Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho. Especificações.  
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