filmeu

Disciplina Física

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Física faz parte do plano curricular da presente licenciatura. Os conteúdos que vão ser abordados poderão ser muito úteis para um futuro diplomado de Engenharia de Proteção Civil no exercício da sua atividade profissional futura. Serão abordados os temas da Mecânica de Movimentos, os conceitos introdutórios da Termodinâmica e a Transferência de Calor. Procura-se, nesta disciplina, estabelecer a ligação entre a ciência e alguns fenómenos físicos, mostrando como os conhecimentos de Física contribuem para uma melhor compreensão das aplicações tecnológicas utilizadas hoje em dia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Mecânica: Medidas e unidades. Vetores. Cinemática. Leis de Newton do movimento. Estática. Dinâmica do corpo rígido. Atrito. Centro de massa. Colisões. 2. Termodinâmica: 1ª Lei da Termodinâmica. Balanços de energia: potencial, cinética e interna. Trabalho, calor, entalpia e capacidade calorífica. 3. Fenómenos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Propriedades térmicas da matéria. Balanços de energia em trânsito. 4. Transferência de calor unidimensional em regime estacionário com condução + convecção + radiação em diferentes geometrias. Conceito de resistências térmicas e coeficiente global de transferência de calor. Resistência em série e em paralelo e de contacto. Paredes compostas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir o conhecimento das leis e fenómenos básicos da Mecânica e da Transferência de Calor.  Reconhecer posteriormente os conceitos adquiridos como subjacentes a outras áreas do saber, principalmente em disciplinas de engenharia, e saber aplicá-los e articulá-los. Aplicar os conhecimentos em situações práticas concretas.  Encarar a Física como uma ciência essencial à compreensão do real e à ação sobre este, nomeadamente em aplicações tecnológicas, procura de novas aplicações, investigação científica, etc. Incutir respeito pelas leis da natureza, e mostrar que um engenheiro, baseado nessas leis deve ser capaz de prever as consequências da sua atuação. Desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e analítico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC vão ser utilizadas algumas metodologias ativas que promovem um maior envolvimento dos estudantes nas atividades pedagógicas, como sendo o Problem Based Learning, Flipped Classroom e Jigsaw. Estas metodologias vai ser utilizadas nas vertentes mais práticas e laboratoriais, realizadas em ambiente colaborativo (em grupo) e contanto sempre com a avaliação entrepares e a autoavaliação. Embora os trabalhos laboratoriais não sejam uma metodologia inovadora, considera-se importante aqui referir uma vez que a sua realização ajuda na consolidação dos conteudos teóricos e no envolvimento dos estudantes. Em termos das tecnologias digitais, indicam-se as seguintes: - moodle (comunicação, partilha de documentos, lançamento dos resultados, entrega dos trabalhos, realização dos momentos de avaliação); - plataforma de ensino (Khan Academy); - plataforma de experiências (PHET); - análise de dados (SPSS).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - TIPLER, P. A. (2009). Física para cientistas e engenheiros. 6ª Edição. Editora LTC. - YOUNG, Hugh D. (2008). Física / Hugh D. Young, Roger A. Freddman - 12.ª ed.. São Paulo: Pearson. - Yunus A. Cengel, John M. Cimbala, Robert H. Turner (2016), Fundamentals of Thermal-fluid Sciences, 5ªedição, Mac Graw Hill. - Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios