filmeu

Disciplina Planeamento de Emergência

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa a aprendizagem relativa à elaboração de planos de emergência internos e de planos de emergência de proteção civil, tão importantes no âmbito da prevenção e planeamento em Proteção Civil. Deste modo, pretende-se com esta unidade curricular o reforço das capacidades de organização e planificação do trabalho, da análise crítica dos problemas colocados e da adaptabilidade a novas situações. Será elaborado um Projeto de Investigação Interdisciplinar (P2I) em conjunto com as unidades curriculares de Cartografia de Risco e Gestão de Crises.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao planeamento de emergência. 2. Medidas de autoproteção. 3. Planos de emergência internos e externos. 4. Planos de emergência de proteção civil: 4.1. Processo de Planeamento de Emergência 4.2. Fases do Planeamento de Emergência 4.3. Agentes de Proteção Civil no Planeamento de Emergência 4.4. Documentos estratégicos no Planeamento de Emergência / Planos de Emergência 4.5. Enquadramento normativo dos planos de emergência 4.6. Planos de emergência de proteção civil / exemplos 5. Planos prévios de intervenção e planos de operações. 6. Planos de coordenação de eventos. 7. Planeamento de Emergência: Gestão de meios e recursos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os estudantes com conhecimentos que os habilitem a elaborar planos de emergência internos e externos e a elaborar planos de emergência de proteção civil. As competências são: Conhecer a estrutura normal de um plano de emergência interno/externo; Elaborar planos de segurança, planos de prevenção, planos de atuação, planos de emergência e planos de evacuação em edifícios; Conhecer, interpretar e executar planos de emergência de proteção civil; Conhecer e aplicar as regras relativas à preparação, planeamento, execução e avaliação de exercícios e simulacros.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Modelo de ensino B-Learning, com um híbrido de aulas remotas síncronas (7 semanas) e aulas presenciais (8 semanas). Estratégias ativas de ensino-aprendizagem: PBL (Problem Based Learnig). Plataforma de e-learning: Moodle. Modelo de avaliação inclui a valorização da participação nas aulas e do trabalho semanal fora das aulas (pequenos exercícios para casa), para estimular uma dedicação contínua à UC. Apoio aos estudantes extra aulas.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Erickson, P. A. (2006). Emergency Response Planning. 2th ed. San Diego: Academic Press. ANEPC (2009). CT9: Guia para a Caracterização de Risco no âmbito da Elaboração de PEPC. ANEPC (2011). CT11: Guia para a Elaboração de PPI, Conceito e Organização. ANEPC (2011). CT19: Manual para a Elaboração de Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal. Oliver, Clifford (2011). Catastrophic Disaster Planning and Response. CRC Press. ANEPC (2012). CT22: Guia para o Planeamento e Condução de Exercícios no Âmbito da Proteção Civil. Beck U. (2016). Sociedade de Risco Mundial. Edições 70. ANEPC (2018). CT8: Manual de apoio à elaboração de PEE (Diretiva “Seveso III”). Rocha, José Aidos, (2021), Segurança contra incêndios em edifícios, Regulamentação ilustrada e anotada, Vol 1 e 2. Exactubooks. Porto. ANEPC (2022). CT3: Manual de Apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil. Legislação em vigor
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios