-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa a aprendizagem relativa à elaboração de planos de emergência internos e de planos de emergência de proteção civil, tão importantes no âmbito da prevenção e planeamento em Proteção Civil. Deste modo, pretende-se com esta unidade curricular o reforço das capacidades de organização e planificação do trabalho, da análise crítica dos problemas colocados e da adaptabilidade a novas situações. Será elaborado um Projeto de Investigação Interdisciplinar (P2I) em conjunto com as unidades curriculares de Cartografia de Risco e Gestão de Crises.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP928-6502
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao planeamento de emergência. 2. Medidas de autoproteção. 3. Planos de emergência internos e externos. 4. Planos de emergência de proteção civil: 4.1. Processo de Planeamento de Emergência 4.2. Fases do Planeamento de Emergência 4.3. Agentes de Proteção Civil no Planeamento de Emergência 4.4. Documentos estratégicos no Planeamento de Emergência / Planos de Emergência 4.5. Enquadramento normativo dos planos de emergência 4.6. Planos de emergência de proteção civil / exemplos 5. Planos prévios de intervenção e planos de operações. 6. Planos de coordenação de eventos. 7. Planeamento de Emergência: Gestão de meios e recursos.
-
Objetivos
Objetivos
Dotar os estudantes com conhecimentos que os habilitem a elaborar planos de emergência internos e externos e a elaborar planos de emergência de proteção civil. As competências são: Conhecer a estrutura normal de um plano de emergência interno/externo; Elaborar planos de segurança, planos de prevenção, planos de atuação, planos de emergência e planos de evacuação em edifícios; Conhecer, interpretar e executar planos de emergência de proteção civil; Conhecer e aplicar as regras relativas à preparação, planeamento, execução e avaliação de exercícios e simulacros.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Modelo de ensino B-Learning, com um híbrido de aulas remotas síncronas (7 semanas) e aulas presenciais (8 semanas). Estratégias ativas de ensino-aprendizagem: PBL (Problem Based Learnig). Plataforma de e-learning: Moodle. Modelo de avaliação inclui a valorização da participação nas aulas e do trabalho semanal fora das aulas (pequenos exercícios para casa), para estimular uma dedicação contínua à UC. Apoio aos estudantes extra aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Erickson, P. A. (2006). Emergency Response Planning. 2th ed. San Diego: Academic Press. ANEPC (2009). CT9: Guia para a Caracterização de Risco no âmbito da Elaboração de PEPC. ANEPC (2011). CT11: Guia para a Elaboração de PPI, Conceito e Organização. ANEPC (2011). CT19: Manual para a Elaboração de Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal. Oliver, Clifford (2011). Catastrophic Disaster Planning and Response. CRC Press. ANEPC (2012). CT22: Guia para o Planeamento e Condução de Exercícios no Âmbito da Proteção Civil. Beck U. (2016). Sociedade de Risco Mundial. Edições 70. ANEPC (2018). CT8: Manual de apoio à elaboração de PEE (Diretiva “Seveso III”). Rocha, José Aidos, (2021), Segurança contra incêndios em edifícios, Regulamentação ilustrada e anotada, Vol 1 e 2. Exactubooks. Porto. ANEPC (2022). CT3: Manual de Apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil. Legislação em vigor
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não