filmeu

Disciplina Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota

  • Apresentação

    Apresentação

    A informação geoespacial é fundamental para o desenvolvimento da atividade de um engenheiro do ambiente. Neste contexto pretende-se que sejam adquiridas competências nesta área de conhecimento, sistemas de informação geográfica e deteção remota, no que respeita à aquisição, criação, manipulação, armazenamento de dados geográficos e conceitos de base de deteção remota podendo ser aplicáveis as diversas áreas de intervenção como o uso do solo, gestão de recursos hídricos, gestão de infraestruturas, análise do terreno, planeamento do território, gestão de recursos naturais, entre outros.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sistemas de Informação Geográfica - Introdução; Modelação Geográfica; Modelos de Dados Geográficos - Vetorial e Matricial; Recursos e fontes de informação para os SIG; Projeções cartográficas e sistemas de coordenadas; Georreferenciação, Criação, Aquisição e Edição de dados/informação; Dados tabulares; Análise espacial; Operações de geoprocessamento; Bases de Dados; Noções básicas de cartografia - Simbologia e métodos de representação da informação em classes; Algebra matricial. Produção de cartografia temática; Layouts. Deteção Remota - Conceitos e princípios físicos de observação da Terra. Satélites de Observação da Terra; Sistemas de observação da Terra: Características de Diversos Sensores (fotografia, scanners, sistemas de Radar), Poder de Resolução, Medição de Dados de Referência; Processamento digital de imagens de deteção remota: Classificação. Classificação Supervisada e Não Supervisada.
  • Objetivos

    Objetivos

    Tendo como software base o QGIS, a estrutura programática tem como objetivos essenciais a compreensão dos vários tipos de estruturas de dados geográficos e o modo de tratamento inerente a cada um. Na UC serão introduzidas noções básicas de deteção remota, com intuito de demostrar a importância deste tipo de dados aplicados à engenharia do Ambiente e conhecer ferramentas, metodologia e procedimentos de processamento de imagem. Compreensão do conceito de SIG, das suas potencialidades e domínios de aplicação. Capacidade para conceber um projeto em ambiente SIG, direcionado, estruturado, assente num modelo de dados previamente desenhado e implementado com recurso às funcionalidades básicas de um SIG: construção de bases de dados geográficas e utilização de operações de manipulação de dados espaciais, de análise espacial e álgebra matricial. Reconhecer a importância dos dados de deteção remota e a sua aplicação no âmbito da engenharia do ambiente.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas, com a realização de um exercício onde a solução/soluções encontradas resultem exclusivamente de pesquisa efetuadas e de debate entre os estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BURROUGH, P.A. and McDonnell, R.A. (1998) Principles of Geographical Information Systems, 2nd Edition. Oxford: Oxford University Press. CARVER, S.; CORNELIUS, S.; HEYWOOD, I. (1998), An Introduction to Geographical Information Systems. Prentice Hall, New Jersey. PANDEY, J.; PATHAK, D. (2014). Geographic Information system, Teri, ISBN: 978-81-7993-537-8 GASPER, J.(2005) - Cartas e Projeções cartográficas, Lidel Edições Técnicas, Lisboa. COSME, A. (2012) - Projeto em Sistemas de Informação Geográfica. Lisboa, Lidel. HUANG, B. (2018). Comprehensive Geographic Information System, Elsevier, ISBN:978-0-12-804660-9 MATOS, J.L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica, Lisboa, Editora Lidel - Edições Técnicas, Lda.  ALBANO, R.; SOLE, A. (2018). Geospatial Methods and Tools for Natural Risk Management and Communications, ISPRS Int. J. Geo-Inf. 7, 470; doi:10.3390/ijgi7120470
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios