filmeu

Disciplina Microbiologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Microbiologia tem como principal objetivo fornecer e aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos em Microbiologia essenciais a um futuro Engenheiro do Ambiente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à microbiologia: Conceitos gerais; História da microbiologia; Taxonomia microbiana. As principais macromoléculas e a sua constituição. 2. Morfologia e ultraestrutura dos microrganismos: Microrganismos procariotas; Microrganismos eucariotas. 3. Crescimento microbiano: Requisitos físicos e químicos do crescimento microbiano; Métodos de controlo do crescimento microbiano; Metabolismo microbiano produtor de energia. 4. Vírus: Morfologia dos vírus e classificação; O ciclo viral. 5. Características gerais dos fungos. 6. Microrganismos no ambiente: Microrganismos do solo, água e ar; Microrganismos nos ciclos biogeoquímicos; Microrganismos na biorremediação.
  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objectivo desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca da microbiologia, nomeadamente pela aquisição de: - Uma base de conhecimentos acerca da taxonomia microbiana. - Conhecimentos acerca das características morfológicas de organismos procariotas e eucariotas. - Conhecimentos dos requisitos ao crescimento microbiano e métodos do seu controlo. - Compreensão do papel dos microrganismos no meio ambiente. - Domínio de técnicas laboratoriais básicas de técnica asséptica, observação, coloração, cultura, isolamento e identificação de microrganismos. Pretende-se ainda que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam, tanto individualmente como em grupo, aplicar e solidificar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A Unidade Curricular de Microbiologia tem uma forte componente prática laboratorial. Apesar do trabalho experimental não ser considerado, em si, uma metodologia de ensino inovadora, é uma componente importante e imprescindível em disciplinas deste caráter, por providenciar uma consolidação dos conceitos teóricos e desenvolver competências práticas. Em muitos casos, estes trabalhos experimentais podem ser orientados no contexto de metodologias de ensino consideradas inovadoras, como por exemplo o Problem Based Learning e Flipped Classroom. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Madigan, M. T., Bender, K.S., Buckley, D. H., Sattley, W. M., Stahl, J. M. (2021). Brock Biology of Microorganisms.  Pearson Education Sousa, J. C. F., Ferreira, W. C. & Lima, N. (2010). Microbiologia. Lisboa: Lidel. Csuros, M. & Csuros, C. (1999). Microbial Examination of Water and Wastewater. Florida: Lewis Publishers. Prescott, L. M., Harley, J. P. e Klein, D. A. (1996). Microbiology. 3ª ed. Wm.C. Brown Publishers. Chan, E. C. S., Pelczar Jr., Krieg N. R. (1993). Laboratory exercises in microbiology. 6ª ed. McGraw Hill. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios