-
Apresentação
Apresentação
Actualmente grande parte das organizações estruturam-se por projectos. Simultaneamente cada vez mais se assiste à operacionalização de iniciativas através de projectos. Verifica-se genericamente que apesar desta progressiva adopção de projectos como práticas de implementação estratégica e corrente, grande parte dos mesmos falham ou ficam abaixo das expectativas. A gestão de projectos tem vindo a ganhar um peso crescente em actividades ligadas à engenharia. A presente disciplina visa dotar os alunos do conhecimento e domínio técnico dos principais standards e práticas globais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP452-7428
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Framework PMBoK Standard com 49 processos divididos em 5 grupos e em 10 a¿reas de conhecimento. Cada processo possui um conjunto de entradas, de ferramentas e técnicas e de saídas. Software MS Project Ferramenta para planeamento e controlo, a nível empresarial, de âmbito, tempo e custo. Grupos de processos Iniciação Planeamento Execução Monitorização e Controlo Encerramento Áreas do conhecimento Integração Âmbito Tempo Custo Qualidade Recursos Comunicações Risco Aquisições Partes interessadas Métodos ágeis: Scrum
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina visa dotar os alunos do conhecimento dos principais referenciais internacionais de Gestão de Projetos. Pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da Gestão de Projetos, e desenvolver um conjunto de competências relativas à definição e controlo com rigor do Âmbito, do Tempo, do Custo e da Qualidade dos projetos. Para além disso, os alunos terão a possibilidade de treinar o uso do software Project Libre habilitando-os à aplicação do suporte teórico a situações práticas. No final da disciplina pretende-se que os alunos: Conheçam e saibam manusear o modelo conceptual do PMBoK; Sejam capazes de utilizar o software de gestão de projetos, em conformidade com o standard referenciado; Sejam capazes de selecionar, em função do projeto, os processos, as técnicas e o grau de detalhe destas; Apliquem processos de Iniciação, Planeamento e Controlo com destreza média; Tenham conhecimentos básicos sobre Métodos Ágeis (Scrum).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizados os métodos ativos para a exposição, transmissão e intereção na aula. O método Ativo é um modelo educativo em que os alunos interagem de forma mais direta no processo de aprendizagem. Em vez de apenas receberem informações, existe um incentivo para os alunos participarem ativamente, envolvendo-se em atividades como discussões em grupo, resolução de problemas, projetos práticos e aprendizagem baseada em experiências. Além disso, a disciplina aplicará o termo de project-based learning uma abordagem educacional que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, permitindo-lhes explorar e aplicar conceitos em contextos do mundo real. Deste modo, os alunos trabalham em projetos realistas e que exigem investigação, resolução de problemas, colaboração e reflexão
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
KERZNER, Harold - Project Management: a Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 12th Ed. John Wiley & Sons, 2017. (ISBN 978-1119165354) PMI, Project Management Institute - A guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK guide), 6th Ed. Newtown Square, PA:PMI, 2017. (ISBN 978-1628256642) MIGUEL, António - Gestão Moderna de Projetos - Melhores Técnicas e Práticas, 8a Ed. FCA, 2019. (ISBN 978-9727228881) PINTO, João Paulo, TSCHARF, Christiane - Scrum - A gestão Ágil de Projetos. FCA, 2019. (ISBN 978-9727229000)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não