filmeu

Disciplina Língua Estrangeira

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade Curricular inserida no domínio da comunicação aplicada à Proteção Civil, com foco no desenvolvimento de competências em inglês técnico e operacional. Abrange vocabulário específico, gramática aplicada e prática das quatro competências linguísticas, essenciais para atuação em contextos profissionais, operacionais e de emergência. Reforça a formação prática e comunicacional no ciclo de estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Vocabulário: - Informação de segurança, saúde e sinalética - Políticas de saúde e segurança - Perigos e incidentes - Normas de elaborar relatórios, descrição de funções e gerir reuniões, explicar problemas e dar soluções 2. Gramática: - A gramática será automaticamente aplicada durante as aulas e revisto onde for necessário. 3. Exercícios de audição, leitura, escrita e prática da oralidade.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de aprendizagem: - Promover conhecimentos da língua Inglesa e desenvolver competências linguísticas que permitem comunicar tanto por escrito como oralmente na área da Proteção Civil. - Identificar a linguagem formal e informal para poder comunicar claramente com pessoas em contexto geral, em contexto da proteção civil e em situações de emergência. - Desenvolver vocabulário técnico e rever, em casos esporádicos, as estruturas gramaticais. Método de ensino (a detalhar no seguimento): aulas expositivas de incidência teórico-prática.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido em sala de aula, no estudo autónomo e no trabalho de treino linguístico realizado pelo estudante fora das aulas. Durante as aulas teórico-práticas, o docente fará a apresentação e a discussão dos conteúdos programáticos, levando os estudantes a praticar e a adquirir as competências linguística e gramaticais desejadas. Será dado um ênfase especial a vocabulário das áreas de Proteção Civil e Segurança. Os estudantes serão envolvidos na discussão de temas propostos e deverão demonstrar a progressão da sua aprendizagem ao longo das sessões, bem como lhes será solicitado realização de trabalho fora da sala de aula. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a apresentação escrita e a defesa oral do seu trabalho. As horas de orientação tutorial são dedicadas ao apoio ao estudante para demonstrar o trabalho desenvolvido, apoiá-lo e orientá-lo nos seus estudos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brieger, N & Pohl, A (2002). Technical English Vocabulary and grammar. Oxford: Summertown. Glossary of Civil Protection on http://psi.nuczu.edu.ua/images/myfolder/mov/kaf/Dic/Glossary_of_Civil_Protection_Terms.pdf HSE (2006). Essentials of Health and Safety at Work , Crown. McCarthy Michael and O’Dell Felicity (2006). English Vocabulary in Use , Second Edition , Cambridge Press. Murphy Raymond (2002). English Grammar in Use , Cambridge University Press. Ringel Harry (2000). Key Vocabulary for a safe workplace , New Readers Press. Vergauwen M., Murg R., Battistutta A., Sanchez Villa R., Luyckx Martinez A. (2022). 7th European Civil Protection Forum 2022 Booklet.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios