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Apresentação
Apresentação
Unidade Curricular inserida no domínio da comunicação aplicada à Proteção Civil, com foco no desenvolvimento de competências em inglês técnico e operacional. Abrange vocabulário específico, gramática aplicada e prática das quatro competências linguísticas, essenciais para atuação em contextos profissionais, operacionais e de emergência. Reforça a formação prática e comunicacional no ciclo de estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP7021-11517
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Vocabulário: - Informação de segurança, saúde e sinalética - Políticas de saúde e segurança - Perigos e incidentes - Normas de elaborar relatórios, descrição de funções e gerir reuniões, explicar problemas e dar soluções 2. Gramática: - A gramática será automaticamente aplicada durante as aulas e revisto onde for necessário. 3. Exercícios de audição, leitura, escrita e prática da oralidade.
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Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizagem: - Promover conhecimentos da língua Inglesa e desenvolver competências linguísticas que permitem comunicar tanto por escrito como oralmente na área da Proteção Civil. - Identificar a linguagem formal e informal para poder comunicar claramente com pessoas em contexto geral, em contexto da proteção civil e em situações de emergência. - Desenvolver vocabulário técnico e rever, em casos esporádicos, as estruturas gramaticais. Método de ensino (a detalhar no seguimento): aulas expositivas de incidência teórico-prática.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido em sala de aula, no estudo autónomo e no trabalho de treino linguístico realizado pelo estudante fora das aulas. Durante as aulas teórico-práticas, o docente fará a apresentação e a discussão dos conteúdos programáticos, levando os estudantes a praticar e a adquirir as competências linguística e gramaticais desejadas. Será dado um ênfase especial a vocabulário das áreas de Proteção Civil e Segurança. Os estudantes serão envolvidos na discussão de temas propostos e deverão demonstrar a progressão da sua aprendizagem ao longo das sessões, bem como lhes será solicitado realização de trabalho fora da sala de aula. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a apresentação escrita e a defesa oral do seu trabalho. As horas de orientação tutorial são dedicadas ao apoio ao estudante para demonstrar o trabalho desenvolvido, apoiá-lo e orientá-lo nos seus estudos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brieger, N & Pohl, A (2002). Technical English Vocabulary and grammar. Oxford: Summertown. Glossary of Civil Protection on http://psi.nuczu.edu.ua/images/myfolder/mov/kaf/Dic/Glossary_of_Civil_Protection_Terms.pdf HSE (2006). Essentials of Health and Safety at Work , Crown. McCarthy Michael and O’Dell Felicity (2006). English Vocabulary in Use , Second Edition , Cambridge Press. Murphy Raymond (2002). English Grammar in Use , Cambridge University Press. Ringel Harry (2000). Key Vocabulary for a safe workplace , New Readers Press. Vergauwen M., Murg R., Battistutta A., Sanchez Villa R., Luyckx Martinez A. (2022). 7th European Civil Protection Forum 2022 Booklet.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não