-
Apresentação
Apresentação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-26490
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As equipas de organização do exercício Avaliação de exercícios Condução de exercícios Debriefing de Primeiras Impressões Desenvolvimento de um exercício Diretiva do exercício Documentação de um exercício Elaboração de SITAC Exercício de Decisão (Table-Top Exercise – TTX ). Exercício de Postos de Comando (Command Post Exercise – CPX). Guião do exercício Introdução aos exercícios O Ciclo e as Fases da Gestão da Emergência. O programa de exercícios Planeamento de exercícios, conceção e criação Relatório final de avaliação Seminário Académico.
-
Objetivos
Objetivos
Os exercícios são uma das mais importantes ferramentas de treino nas mais variadas áreas de intervenção. Na área da proteção civil esta premissa é ainda mais válida, porquanto permite testar, em ambiente simulado, procedimentos de nível tático, operacional e estratégico, essenciais ao cabal cumprimento da missão de todas as Forças e Serviços com competência na matéria, identificando falhas e constrangimentos que, a verificarem-se em situação real, teriam quase sempre efeitos bastante negativos. Os exercícios de proteção civil permitem assim criar oportunidades de melhoria no planeamento da resposta a situações de acidente grave ou catástrofe. Os exercícios são processos de aprendizagem, compostos por várias e distintas etapas, onde os estudantes aprenderam a organizá-los e desenvolvê-los, como um processo integrado e contínuo que visa habilitá-los para um determinado setor ou organização da proteção civil a melhorar permanentemente os seus níveis de desempenho.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino baseia-se na apresentação e discussão de conteúdos teórico-práticos, com foco em situações reais. Os estudantes devem realizar pesquisas, análises críticas e elaborar casos práticos, promovendo o estudo autónomo. Estão previstas visitas de estudo a entidades da proteção civil. Será desenvolvido um projeto prático interdisciplinar (P2I), em grupo, envolvendo três UCs, com base em territórios reais. O projeto integra cartografia de risco, plano de intervenção e simulacro, promovendo competências transversais e visão holística. É avaliado por júri, com classificação individual por UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Active shooter planning and response - learn how to survive a shooting event in a healthcare setting. IAEMSC, 2017. ANEPC DON nº 1, SIOPS; DON nº 3, NRBQ. ANEPC DON nº 4, DIRACAERO. AUSTRALIAN DISASTER RESILIENCE HANDBOOK COLLECTION, Managing Exercises Handbook 3, 2012. CT nº 17 da ANEPC, Elaboração de Exercícios aos Planos de Emergência Internos de Barragens. CT nº 22 da ANEPC, Planeamento e Condução de Exercícios no Âmbito da Proteção Civil, 2012. CT nº 28 da ANEPC, Planeamento de Evacuação em caso de Tsunami. Decreto-Lei n.º 45/2019, nova orgânica da ANEPC. Decreto-Lei nº 249/2012, Regime jurídico dos CB. Decreto-Lei nº 44/2019, enquadramento institucional e operacional no âmbito municipal. Decreto-Lei nº 72/2013 de 31 de maio, SIOPS. Despacho n.º 3551/2015, SGO. Lei nº 80/2015 de 3 de agosto, Lei de Bases da Proteção Civil. José Goulão Marques, 2016. Validação de Planos de Segurança, do Planeamento à Avaliação de Exercício. Editora: APSEI. ISBN: 9789728046279.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não