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Apresentação
Apresentação
Os conteúdos programáticos desta UC (Unidade Curricular) visam dotar os estudantes de competências práticas em metodologias e análise de dados quantitativos em Psicologia. Pretende-se que os estudantes operacionalizem conhecimentos sobre elaboração de uma proposta de investigação quantitativa, de natureza inferencial, e adquiram conhecimentos sobre os fundamentos estatísticos implicados nas principais técnicas do modelo linear geral.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-13884
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Método científico e especificidades das metodologias quantitativas 1.1. Objetivos, hipóteses e variáveis CP2. Validação e limpeza de dados CP3. Análises preliminares 3.1. Estatística descritiva 3.2. Análise exploratória, distribuição e normalidade 3.3. Medidas de centralidade e dispersão 3.4. Caracterização dos participantes 3.5. Análises de correlação CP4. Estatísticas de magnitude do efeito CP5. Testes de hipóteses 5.1. Pressupostos para testes paramétricos 5.2 Testes de diferenças 5.2.1. Inter-sujeitos 5.2.2. Intra-sujeitos 5.2.3. Inter- e intra-sujeitos 5.2.4. UNIANOVA e UNIANCOVA, MANOVA e MANCOVA 5.3. Regressão múltipla e hierárquica 5.4. Modelos de moderação e de mediação CP6. Interpretação de outputs CP7. Redação de resultados e relatório de científico CP8. Aplicação das normas APA para resultados, tabelas e figuras CP9. Limitações e implicações das metodologias de investigação quantitativas CP10. SPSS e softwares alternativos (e.g., AMOS SPSS)
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Objetivos
Objetivos
OA1. Conhecer as especificidades das metodologias quantitativas e aplicar o conhecimento relativo ao método científico na elaboração de um plano de investigação. OA2. Formular objetivos e hipóteses de investigação e identificar e selecionar as variáveis em estudo. OA3. Comparar e ponderar as análises estatísticas, de acordo com os objetivos, hipóteses e tipologia métrica das variáveis. OA4. Elaborar e fundamentar metodologicamente um plano de análises estatísticas de forma a garantir o cumprimento adequado dos objetivos. OA5. Realizar análises estatísticas uni e multivariadas com recurso ao programa SPSS. OA6. Redigir os resultados dos procedimentos estatísticos de acordo com as normas de escrita científica (i.e., APA). OA7. Interpretar adequadamente os resultados e derivar destes uma síntese integrada das principais conclusões. OA8. Identificar as limitações metodológicas do estudo e as suas implicações para os resultados obtidos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: momentos expositivos(ME1), atividades de grupo(ME2), vídeos(ME3), tarefas práticas(ME4), feedback docente e pares(ME5), e pesquisa bibliográfica(ME6). UC funciona em avaliação contínua e regime presencial. As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios. American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: American Psychological Association. Crawley, M. J. (2012). The R book. Hoboken: John Wiley & Sons. Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4 ed). London: Sage. Howell, D. (2009). Statistical methods for Psychology (7th ed.). Belmont, CA: Wadsworth Publishing. Maroco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics (5 ed). Pero Pinheiro. Rolo & Filhos. Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios. Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. (5th ed.) Boston: Allyn and Bacon.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não