filmeu

Disciplina Psicologia Positiva

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia Positiva integra um conjunto de temas relacionados com o desenvolvimento humano positivo. O estudo científico destes temas pretende contribuir uma melhor compreensão das potencialidades, recursos, forças e virtudes humanas que permitem aos indivíduos, comunidades e organizações prosperar.  Como campo científico pretende ainda contribuir para a compreensão dos fenómenos psicológicos e sociais, capturando a complexidade subjacente à interação dos aspetos positivos e negativos do comportamento e funcionamento humano. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução à psicologia positiva 1.1  PP1: Primeira Vaga: “Olhar para a psicologia através de uma perspetiva positiva” 1.2  Otimização do funcionamento humano positivo por oposição ao foco na doença e nos défices 1.3  PP2: Segunda Vaga: “Abraçar o lado negro da vida” CP2: Principais temas e áreas de estudo da psicologia positiva             2.1 Bem-estar e felicidade: Do hedonismo à eudaimonia             2.2 Flow qualidade da experiência subjetiva             2.3 Flourishing: O perfil PERMA             2.4 A ciência do amor e a complexidade das relações              2.5 Autocontrolo: Como resistir às tentações             2.6 Grit: O poder da paixão e da perseverança CP3. Psicologia Positiva aplicada 3.1 Psicologia Positiva no trabalho: instituições e organizações positivas 3.2 Psicologia da saúde, psicologia clínica e psicoterapia: Uma perpectiva psicológica positiva 3.3 Psicologia Positiva na escola 3.4 Psicologia positiva comunitária CP4. Metodologias de investigação em psicologia positiva
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Compreender o novo paradigma epistemológico da Psicologia Positiva, adquirindo e integrando conceitos e conhecimentos que permitam o seu enquadramento histórico. OA2: Conhecer e discutir os principais temas e áreas de conhecimento e investigação da Psicologia Positiva.  OA3: Compreender e refletir acerca dos processos de prevenção primária, promoção e otimização do funcionamento positivo dos indivíduos, por oposição aos modelos remediativos. OA4: Identificar, descrever e refletir acerca das principais áreas de aplicação da psicologia positiva. OA5: Conhecer os principais métodos de investigação em Psicologia Positiva e refletir acerca da sua aplicação e pertinência. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular compreende aulas teórico-práticas que incluirão momentos expositivos (ME1) utilizando recursos diversos, discussões participadas (ME2) em grande grupo, visualização de trechos de filmes (ME3), trabalho em pequeno grupo (ME4), apresentação e discussão oral do trabalho de grupo (ME5) e feedback do docente e pares (ME6). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Csikszentmihalyi, M. (2014). Flow and the Foundations of Positive Psychology. Dordrecht: Springer. Fredrickson, B. L. (2013). Love 2.0: Creating happiness and health in moments of connection. Penguin. Ivtzan, I., Lomas, T., Hefferon, K., & Worth, P. (2015). Second wave positive psychology: Embracing the dark side of life. Routledge. Snyder, C. R., Lopez, S. J., Edwards, L. M., & Marques, S. C. (Eds.). (2021). The Oxford handbook of positive psychology. 3rd edittion.  Oxford university press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios