-
Apresentação
Apresentação
A Psicologia Positiva integra um conjunto de temas relacionados com o desenvolvimento humano positivo. O estudo científico destes temas pretende contribuir uma melhor compreensão das potencialidades, recursos, forças e virtudes humanas que permitem aos indivíduos, comunidades e organizações prosperar. Como campo científico pretende ainda contribuir para a compreensão dos fenómenos psicológicos e sociais, capturando a complexidade subjacente à interação dos aspetos positivos e negativos do comportamento e funcionamento humano.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP608-15935
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Introdução à psicologia positiva 1.1 PP1: Primeira Vaga: “Olhar para a psicologia através de uma perspetiva positiva” 1.2 Otimização do funcionamento humano positivo por oposição ao foco na doença e nos défices 1.3 PP2: Segunda Vaga: “Abraçar o lado negro da vida” CP2: Principais temas e áreas de estudo da psicologia positiva 2.1 Bem-estar e felicidade: Do hedonismo à eudaimonia 2.2 Flow qualidade da experiência subjetiva 2.3 Flourishing: O perfil PERMA 2.4 A ciência do amor e a complexidade das relações 2.5 Autocontrolo: Como resistir às tentações 2.6 Grit: O poder da paixão e da perseverança CP3. Psicologia Positiva aplicada 3.1 Psicologia Positiva no trabalho: instituições e organizações positivas 3.2 Psicologia da saúde, psicologia clínica e psicoterapia: Uma perpectiva psicológica positiva 3.3 Psicologia Positiva na escola 3.4 Psicologia positiva comunitária CP4. Metodologias de investigação em psicologia positiva
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender o novo paradigma epistemológico da Psicologia Positiva, adquirindo e integrando conceitos e conhecimentos que permitam o seu enquadramento histórico. OA2: Conhecer e discutir os principais temas e áreas de conhecimento e investigação da Psicologia Positiva. OA3: Compreender e refletir acerca dos processos de prevenção primária, promoção e otimização do funcionamento positivo dos indivíduos, por oposição aos modelos remediativos. OA4: Identificar, descrever e refletir acerca das principais áreas de aplicação da psicologia positiva. OA5: Conhecer os principais métodos de investigação em Psicologia Positiva e refletir acerca da sua aplicação e pertinência.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas teórico-práticas que incluirão momentos expositivos (ME1) utilizando recursos diversos, discussões participadas (ME2) em grande grupo, visualização de trechos de filmes (ME3), trabalho em pequeno grupo (ME4), apresentação e discussão oral do trabalho de grupo (ME5) e feedback do docente e pares (ME6). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Csikszentmihalyi, M. (2014). Flow and the Foundations of Positive Psychology. Dordrecht: Springer. Fredrickson, B. L. (2013). Love 2.0: Creating happiness and health in moments of connection. Penguin. Ivtzan, I., Lomas, T., Hefferon, K., & Worth, P. (2015). Second wave positive psychology: Embracing the dark side of life. Routledge. Snyder, C. R., Lopez, S. J., Edwards, L. M., & Marques, S. C. (Eds.). (2021). The Oxford handbook of positive psychology. 3rd edittion. Oxford university press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não