-
Apresentação
Apresentação
A História e Filosofia da Ciência permite compreender as transformações científicas numa dimensão histórica e filosófica, possibilitando uma visão dinâmica do conhecimento e práticas científicas que dê enfase aos processos de circulação do conhecimento, estratégias de apropriação e interações entre o local e o global. A UC está assim interligada com o ciclo de estudos , contribuindo para a formação de profissionais mais críticos e bem informados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22176
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Filosofia e História da Ciência 1. Filosofia e Ciência na Antiguidade Clássica 1.1 Da Antiguidade Clássica à Idade Moderna 12. A separação entre Filosofia e Ciência na Idade Moderna 1.3. O século XX e a Revolução Técnico-científica 2. O conhecimento como construção humana 2.1 A ciência como forma de conhecimento 2.2 Ciência e Pseudociência 2.2.1 Mitos, crenças e simplificações excessivas 2.2.2 Conhecimento baseado na evidência científica
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC os estudantes serão capazes de Adquirir conhecimentos e competências para uma análise crítica do passado histórico e dos debates filosóficos em torno da ciência Compreender como o desenvolvimento científico é influenciado por contextos históricos, sociais e culturais, Compreender e refletir sobre as transformações científicas numa dimensão histórico-filosófica, permitindo a dinâmica do conhecimento e das práticas científicas; Comunicar os seus conheciemtos e reflexões fundamentados, a diferentes interlocutores; Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidas ao longo da UC
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC serão serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino: Aulas de natureza expositiva; Pesquisa bibliográfica, Análise de artigos científicos , Atividades em pequeno grupo , Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Acot, P. (2001). História das Ciências. Edições 70 Bracco, C. (2018). Quando Albert se tornou Einstein.Bizâncio. Burguete, M. (2015). História e Filosofia das Ciências (2º ed.). Edições Piaget Burke, P. (2003). Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Zahar. Costa, A. (2013). Introdução à História e Filosofia das Ciências (3ª ed.) Publicações Europa-América Hannam, J. (2021). A origem da Ciência. Alma Livros. Kostas, G. (2007). O passado das Ciências como História. : Porto Editora Koyré, A. (2015). História e Filosofia das Ciências. Fino Traço. Lucena, A. D.(2005). Filosofia de la Ciencia Biblioteca Nueva. Wootton, D. (2017). A Invenção da Ciência. Nova História da Revolução Científica. Temas & Debates
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não