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Apresentação
Apresentação
A presente UC pretende introduzir a tema¿tica da Sexualidade Humana, desde o seu contexto histoórico aos principais temas actuais. Pretende igualmente reforc¿ar a sua importância na qualidade de vida, tendo em conta os seu desenvolvimento ao longo do ciclo da vida.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP608-22193
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: História da sexologia: a ciência do sexo e paradigmas científicos CP2: Resposta e funcionamento sexuais 2.1 Anatomia e fisiologia 2.2 Resposta e funcionamento sexuais ao longo do ciclo de vida 2.3 Modelos claássicos e actuais da resposta sexual 2.4 Variáveis e modelos psicológicos do funcionamento sexual CP3: Temas actuais da sexologia 3.1 Disfunções Sexuais 3.2 Sexualidade e Doença Crónica 3.3 Sexualidade e Deficiência 3.4 Orientacção Sexual 3.5 Identidade de Género 3.6 Agressão Sexual
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Objetivos
Objetivos
OA1: Identificar os principais autores, teorias e paradigmas que fazem parte da histo¿ria da sexologia OA2: Descrever a sexualidade no contexto do ciclo de vida OA3: Identificar as principais varia¿veis biopsicossociais e modelos teoóricos associados aà resposta e funcionamento sexuais OA4: Debater os principais temas relacionados com a sexologia e a importaância da sexualidade na qualidade de vida da pessoa. AO5: Debater o contexto multidisciplinar da sexologia na abordagem da sexualidade humana
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momento expositivo (ME1), actividades em pequenos grupos em sala de aula (ME2), discussão em grande grupo (ME3), apresentação de estudos de caso (ME4), exercícios de debate (ME5) e de ?Bola de Neve? (ME6). A Avaliação da unidade curricular é contínua em regime presencial (presença em 75% das aulas) e será composta por um teste escrito (50%) e um trabalho escrito em grupo, com apresentação e discussão oral (50%). O trabalho de grupo deverá contemplar a integração da revisão, análise e avaliação críticas da literatura científica de um tema da sexologia, com a entrevista a um especialista da área da sexologia. O resultado da entrevista deverá servir como elemento dinamizador da apresentação oral. * Ver Observações
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Basson, R. (2000). The female sexual response: A different model. Journal of Sex and Marital Therapy. 26, 51-65. Bancroft, J. (2009). Human sexuality and its problems (3 Livingstone. Ed). Edinburgh, Scotland: Churchill Fonseca, L., Soares, C., & Machado Vaz, J. (2003). A Sexologia: Perspectiva Multidisciplinar I e II. Coimbra: Quarteto Editora. Janssen, E. (2007). The Psychophysiology of Sex (Kinsey Institute Series Book 8). Indiana: Indiana University Press. Levine, S.B., Risen, C.B, & Althof,S. E.(2016) Handbook of Clinical Sexuality for Mental Health Professionals (3ed). NY: Routledge. Nobre, P. J. (2006). Disfunções sexuais. Lisboa: Climepsi Editores. Wincze, J. P., & Carey, M. P. (2015). Sexual dysfunction: A guide for assessment and treatment (3 Ed). New York: Guilford Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não