-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular contempla um programa compreensivo sobre a relação da inovação tecnológica com a saúde mental, abrangendo as múltiplas ferramentas de avaliação e intervenção (realidade virtual, neuromodulação, wearables, etc) e refletindo criticamente não só sobre os benefícios e estado da arte da utilização da tecnologia no contexto da saúde mental, mas também sobre o seu impacto negativo, incluindo riscos éticos e legais. Com a evolução tecnológica exponencial nas últimas décadas, a mudança de paradigma na prestação de cuidados de saúde após a pandemia e o crescente papel na inteligência artificial na sociedade, torna-se fundamental que os/as futuro/as psicólogos/as estejam atualizados e preparados para contemplar e gerir a utilização da tecnologia na sua prática profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP608-26195
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Os Riscos da Inovação Tecnológica para a Saúde Mental Dependência digital e sua relação com a saúde mental Impacto das redes sociais na saúde mental Estratégias preventivas e interventivas para efeitos adversos da tecnologia CP2. Fundamentos da Inovação Tecnológica em Saúde Mental Conceitos básicos: e-Health, m-Health, telepsicologia, IA, chatbots, realidade aumentada/virtual Taxonomia das intervenções digitais: autogeridas vs. mediadas por profissionais Benefícios e desafios das tecnologias digitais na saúde mental CP3. Ferramentas Digitais para Avaliação, Prevenção e Intervenção Aplicações móveis e wearables para monitorização da saúde mental Intervenção online, telerreabilitação, chatbots e realidade virtual Fenotipagem digital e personalização de tratamentos CP4. Ética, Privacidade e Literacia Digital Privacidade e segurança de dados digitais Comunicação ética e eficaz em tecnologias de saúde mental Desafios de equidade e acessibilidade para populações vulneráveis
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar os potenciais impactos negativos das inovações tecnológicas na saúde mental (e.g., dependência digital, fear of missing out, etc). OA2. Analisar e discutir as principais inovações tecnológicas aplicadas à saúde mental, explorando a sua eficácia, impacto clínico, vantagens e desvantagens. OA3. Explorar estratégias para integrar tecnologias digitais na avaliação e intervenção em saúde mental, incluindo o uso de ferramentas como aplicações móveis, inteligência artificial, realidade virtual, entre outras. OA4. Avaliar criticamente o impacto ético, social e cultural da utilização de tecnologias digitais na prática da saúde mental, considerando privacidade, equidade e acessibilidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação com base em desenvolvimento de episódios de podcast pelos estudantes, com consequente dinamização de fórum de discussão dos episódios através do Moodle (feedback interpares). Exercícios práticos e trabalho de campo que envolve a experimentação de múltiplas abordagens tecnológicas aplicadas atualmente no âmbito da saúde mental, nomeadamente realidade virtual, neuromodulação não-invasiva e utilização de aplicações móveis. Exercícios práticos com base na autoreflexão sobre a utilização da tecnologia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2024). Proposed Revision of Guidelines for the Practice of Telepsychology. Retrieved from https://www.apa.org/practice/guidelines/telepsychology-revisions.pdf Potenza, M. N., Faust, K. A., & Faust, D. (2020). The Oxford handbook of digital technologies and mental health. Oxford University Press. Woo, S. E., Tay, L., & Proctor, R. W. (2020). Big data in psychological research. American Psychological Association.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não