-
Apresentação
Apresentação
Esta UC constitui parte integrante da formação em Serviço Social, encontrando-se enquadrada no 2º ano do ciclo de estudos. Permite a compreensão das dinâmicas da intervenção social com grupos, permite igualmente a aquisição de conhecimentos sobre a rede social e o serviço social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-14066
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Intervenção Social com Grupos 1.1. O Grupo: as diferentes tipologias, estrutura de um grupo e funcionamento interno e externo 1.2. Fundamentos do Serviço Social de Grupos 1.3. Modelos e âmbitos da intervenção social 1.4. Operacionalização: Programação e atividades 1.5. Intervenção com grupos em Serviço Social: limites e possibilidade 2. Rede Social: Fundamentos e Intervenção 2.1. Exploração das redes sociais 2.2. Modelos de intervenção em rede 2.3. Interventor em rede: papel e funções
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular visa capacitar os estudantes de conhecimentos sobre diferentes metodologias de intervenção, assim como, promover treino das competencias adquiridas. Neste âmbito os principais objetivos são os seguintes: O1. Conhecer os fundamentos, objetivos, princípios e caraterísticas dos diferentes grupos e redes. O2. Saber identificar os diferentes modelos e instrumentos de diagnóstico e planificação da intervenção social com grupos e em rede. O3. Conhecer as funções do Serviço Social na intervenção com grupos e em rede. O4. Desenvolver habilidades e competências para a intervenção com grupos e em rede.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia ativa, com incentivo à procura de conhecimento, promovem a autonomia do/a aluno/a, estimulam o debate, promovem a exposição das suas opiniões, aumentando o espírito crítico. Priveligia-se ainda, uma aproximação à comunidade, através de aulas abertas com profissionais convidados, da àrea do Serviço Social, experiências fora da sala de aula. O objetivo é envolver mais o/a aluno/a no seu processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-Carmo, H. (2002). Intervenção social com grupos. Lisboa: Universidade Aberta. -Garcia, T., Peláez, A. (2017). Trabajo Social con Grupos. Madrid: Alianza Editorial, 4ªedição. -Guadalupe,S. (2009). Intervenção em Rede. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra -Healy, K.(2012).Social Work Methods and Skills.Dublin.Bloomsbury Academic -Sanicola, L.(2015). As dinâmicas de rede e o trabalho social. São Paulo: Veras Editora -Payne, M.. (2014). Redes Sociais em Serviço Social. In M. I. Carvalho & C. Pinto (coord.). Serviço Social. Teorias e Práticas. Pactor.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não