-
Apresentação
Apresentação
Metodologias de Investigação para as Ciências Sociais é uma unidade de interesse central na preparação dos/as estudantes para a realização de trabalhos científicos ao longo da licenciatura em Serviço Social, pois promove a consolidação de conhecimentos e a aquisição e desenvolvimento de competências operativas e analítico-reflexivas exigidas à construção do objeto. Esta UC proporciona aos/às estudantes um primeiro momento de compreensão e reflexão sobre as questões do senso comum, do conhecimento nas ciências sociais e da investigação científica no Serviço Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-26206
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O conhecimento nas ciências sociais; 1.1. Conhecimento científico/senso comum; 1.2. Conhecimento nas ciências exatas e nas ciências sociais; 1.3. Conhecimento nas ciências sociais: a investigação no Serviço Social e os seus contributos para a Intervenção Social; 2. O método científico na intervenção social; 2.1. Revisão da literatura e construção do objeto de estudo; 2.2. A construção de um quadro concetual; 2.3. Definição de objetivos de investigação; 3. Universo e amostra; 4. Métodos e técnicas de investigação; 5. Normas APA; 6. As questões éticas na investigação.
-
Objetivos
Objetivos
O1: Equacionar a complexidade do processo de investigação e o uso da epistemologia; O2: Compreender os processos de produção do conhecimento científico em oposição ao saber do senso comum; O3: Compreender a importância do conhecimento e da investigação no Serviço Social para a Intervenção Social; O4: Conhecer o papel da teoria no âmbito das diferentes tradições epistemológicas, designadamente a articulação entre a revisão da literatura e construção de um quadro conceptual no Serviço Social; O5: Conhecer as etapas do processo de investigação: construção de um desenho de investigação empírica; O6: Identificar as principais métodos e técnicas de recolha de informação; O7: Saber citar bibliografia de acordo com as normas da APA; O8: Reconhecer as questões éticas ligadas à investigação científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC baseia-se em aulas teóricas e de prática simulada. Para além das leituras e da exposição dos temas, serão também promovidas discussões e exercícios práticos. As aulas serão orientadas para a análise e desenvolvimento das propostas dos/as estudantes. Espera-se que os/as estudantes procedam ao desenho de projetos de investigação em grupo e à sua apresentação em contexto de sala de aula, promovendo o desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos científicos. A obtenção de aproveitamento à unidade curricular far-se-á com base na concretização de uma prova de conhecimentos escrita (50%) e na elaboração e apresentação de um pré-projecto (desenho) de uma investigação na área do Serviço Social (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alston, M., & Bowles, W. (2020). Research for Social Workers: an introduction to methods. Taylor and Francis. Branco, F. (2008). A investigação em Serviço Social em Portugal: trajetórias e perspetivas. Locus SOCI@L 1, p. 48-63. https://revistas.ucp.pt/index.php/locussocial/article/view/10144 Carvalho, M. I. (2012). Serviço Social, Desafios do Passado e do Futuro. Perspetivas. Editorial Académica. Coutinho, C. (2021). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Almedina. Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. Vilelas, J. (2020). Invesrigação: o processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não