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Disciplina Metodologias de Investigação para as Ciências Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    Metodologias de Investigação para as Ciências Sociais é uma UC central na formação em Serviço Social, orientada para o desenvolvimento de competências essenciais à elaboração de trabalhos científicos ao longo da licenciatura. Proporciona aos/às estudantes instrumentos para compreender e diferenciar senso comum e conhecimento científico, reconhecer o papel da investigação no Serviço Social e aplicar princípios éticos. A UC introduz a pesquisa bibliográfica, as normas de escrita académica e a construção de quadros concetuais, preparando os/as estudantes para conceber e executar projetos de investigação de forma crítica, rigorosa e fundamentada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. O conhecimento nas Ciências Sociais e a Investigação em Serviço Social 1. Conhecimento científico vs. senso comum 2. Conhecimento nas ciências exatas e sociais 3. Investigação em Serviço Social e contributos para a intervenção social.   II. Fundamentos do processo de investigação científica 1. Questões éticas na investigação (plágio, más práticas e uso responsável da IA) 2. Definição de problema e objetivos 3. Revisão da literatura, fontes de pesquisa e seleção de artigos 4. Normas APA (citação, referenciação e escrita académica); 5. Construção de um quadro concetual   III. Desenho da investigação 1. Hipóteses, variáveis e indicadores 2. Universo e amostra 3. Métodos e técnicas de recolha de informação   IV. Aplicação e escrita científica 1. Planeamento e execução de projetos 2. Escrita científica (etapas e critérios de qualidade) 3. Questões éticas aplicadas (consentimento, confidencialidade e integridade) 4. Apresentação de resultados segundo normas institucionais e APA
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Analisar a complexidade do processo de investigação, integrando diferentes perspetivas epistemológicas. O2. Distinguir o conhecimento científico do saber do senso comum e compreender os processos de produção de conhecimento. O3. Reconhecer a relevância da investigação no Serviço Social para a intervenção e inovação social. O4. Relacionar revisão da literatura, fontes de pesquisa e construção de quadros concetuais no âmbito das tradições epistemológicas em Serviço Social. O5. Identificar e aplicar as principais etapas do processo de investigação, com destaque para o desenho de investigação empírica. O6. Selecionar e utilizar métodos e técnicas de recolha de informação adequados a diferentes contextos de investigação. O7. Elaborar trabalhos científicos respeitando as normas de escrita académica, em particular as normas da APA. O8. Avaliar criticamente as questões éticas inerentes à investigação, incluindo plágio, integridade científica e uso responsável da inteligência artificial.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC assenta em metodologias ativas e inovadoras que combinam aulas teórico-práticas com estratégias de aprendizagem colaborativa e experiencial. Para além da exposição de conteúdos e discussão orientada, recorre-se à gamificação (quizzes interativos e dinâmicas de jogo para consolidar conceitos), ao trabalho colaborativo (realização de exercícios e partes de um projeto de investigação em grupos de trabalho) e ao Problem-Based Learning (resolução de problemas concretos relacionados com a investigação em Serviço Social), estimulando a motivação, a autonomia e a aplicação prática dos conhecimentos. Ao longo do semestre, serão realizados diversos trabalhos em grupo, orientados para o desenvolvimento progressivo de metodologias de investigação, promovendo competências de análise crítica, escrita académica e rigor metodológico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alston, M., & Bowles, W. (2020). Research for social workers: An introduction to methods (4th ed.). Routledge. Branco, F. (2008). A investigação em Serviço Social em Portugal: Trajetórias e perspetivas. Locus Soci@l, 1, 48–63. https://revistas.ucp.pt/index.php/locussocial/article/view/10144 Coutinho, C. (2021). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática (3.ª ed.). Almedina. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). Sage. Vilelas, J. (2020). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo.  
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