filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação para as Ciências Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    Metodologias de Investigação para as Ciências Sociais é uma unidade de interesse central na preparação dos/as estudantes para a realização de trabalhos científicos ao longo da licenciatura em Serviço Social, pois promove a consolidação de conhecimentos e a aquisição e desenvolvimento de competências operativas e analítico-reflexivas exigidas à construção do objeto. Esta UC proporciona aos/às estudantes um primeiro momento de compreensão e reflexão sobre as questões do senso comum, do conhecimento nas ciências sociais e da investigação científica no Serviço Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O conhecimento nas ciências sociais; 1.1. Conhecimento científico/senso comum; 1.2. Conhecimento nas ciências exatas e nas ciências sociais; 1.3. Conhecimento nas ciências sociais: a investigação no Serviço Social e os seus contributos para a Intervenção Social; 2. O método científico na intervenção social; 2.1. Revisão da literatura e construção do objeto de estudo; 2.2. A construção de um quadro concetual; 2.3. Definição de objetivos de investigação; 3. Universo e amostra; 4. Métodos e técnicas de investigação; 5. Normas APA; 6. As questões éticas na investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    O1: Equacionar a complexidade do processo de investigação e o uso da epistemologia; O2: Compreender os processos de produção do conhecimento científico em oposição ao saber do senso comum; O3: Compreender a importância do conhecimento e da investigação no Serviço Social para a Intervenção Social; O4: Conhecer o papel da teoria no âmbito das diferentes tradições epistemológicas, designadamente a articulação entre a revisão da literatura e construção de um quadro conceptual no Serviço Social; O5: Conhecer as etapas do processo de investigação: construção de um desenho de investigação empírica; O6: Identificar as principais métodos e técnicas de recolha de informação; O7: Saber citar bibliografia de acordo com as normas da APA; O8: Reconhecer as questões éticas ligadas à investigação científica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC baseia-se em aulas teóricas e de prática simulada. Para além das leituras e da exposição dos temas, serão também promovidas discussões e exercícios práticos. As aulas serão orientadas para a análise e desenvolvimento das propostas dos/as estudantes. Espera-se que os/as estudantes procedam ao desenho de projetos de investigação em grupo e à sua apresentação em contexto de sala de aula, promovendo o desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos científicos. A obtenção de aproveitamento à unidade curricular far-se-á com base na concretização de uma prova de conhecimentos escrita (50%) e na elaboração e apresentação de um pré-projecto (desenho) de uma investigação na área do Serviço Social (50%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alston, M., & Bowles, W. (2020). Research for Social Workers: an introduction to methods. Taylor and Francis. Branco, F. (2008). A investigação em Serviço Social em Portugal: trajetórias e perspetivas. Locus SOCI@L 1, p. 48-63. https://revistas.ucp.pt/index.php/locussocial/article/view/10144 Carvalho, M. I. (2012). Serviço Social, Desafios do Passado e do Futuro. Perspetivas. Editorial Académica. Coutinho, C. (2021). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Almedina. Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. Vilelas, J. (2020). Invesrigação: o processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios