-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Estágio II permite desenvolver espaços de reflexão/intervenção dos futuros Assistentes Sociais, em diferentes contextos sociais, contribuindo para a construção de um perfil profissional adequado às exigências e desafios da sociedade contemporânea.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 39
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-26211
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentação do programa, objetivos e competências. Inserção no campo de estágio: Organização/instituição; Temática e problemática; Serviço Social na organização/instituição; Destinatários da intervenção. Fases de intervenção em Serviço Social: Diagnóstico: Conceptualização, tipos, procedimentos e técnicas possíveis de utilizar; Definição de objetivos gerais/específicos; Planificação das atividades; Avaliação: tipos e processos. Principais técnicas e instrumentos de trabalho do Assistente Social. Serviço Social: algumas abordagens da prática. Aprofundamento da problemática e das Políticas Sociais de acordo com os contextos de estágio. Coletivização dos Projetos em contexto de sala de aula Relatório final de estágio: organização da informação recolhida; critérios da escrita científica; estrutura do relatório.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos: Conhecer o contexto institucional de estágio: instituição, área de intervenção, problemáticas e respostas sociais; Problematizar a intervenção do Serviço Social e identificar as atribuições e competências do/a assistente social; Articular os conhecimentos teóricos-prática, a realidade do local de estágio com vista ao desenvolvimento de habilidades para o exercício profissional; Experienciar métodos e técnicas relativas à problemática e população alvo; Propor atividades de intervenção; Dinamizar as atividades propostas; Na prossecução destes objetivos, pretende-se que a experiência combinada da formação prática em contexto real de trabalho, desenvolva nos alunos da licenciatura de Serviço Social três tipos de competências: Competências relacionais (saber estar), competências instrumentais (saber fazer) e competências pessoais (saber ser).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Todas aquelas consideradas pertinentes e adequadas num determinado momento/situação e que contribuam para a melhoria na aprendizagem dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaro, S. (2015). Visita Domicilária. Coleção Educação e Trabalho Social. Porto: Porto Editora Baptista, M. V. (1979). Planejamento-introdução à Metodologia do Planejamento Social, S. Paulo: Cortez D´Almeida, j.,Sousa, P.& Caria,T .(2021). Competências no Contexto de Trabalho em Serviço Social. Edíções Húmus Fialho, J., Silva, C. & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social -Teoria, Metodologias e Casos Práticos. Lisboa: Edições Sílabo.revista de Ajuda. 5ª ed., São Paulo:Martins Fontes Caria, T. (coord.) (2017). Saber Profissional em Serviço Social - Uma perspectiva Etnográfica Situacional. Viseu: Ed. Psicosoma D´ Almeida, J. & Sousa, P. (2016). Avaliação Diagnóstica na prática do Serviço Social. Viseu: Ed. Psicosoma Pérez , G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais - Casos práticos. Coleção Educação e Trabalho Social. Porto: Porto Editora
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não