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Disciplina Psicologia Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Psicologia Social explora o estudo científico do pensamento e do comportamento social. Tem como objectivo central contribuir para o conhecimento aprofundado do objecto e dos principais temas da psicologia social. Os principais tópicos incluem uma introdução e visão global do campo, o papel da mente na vida e comportamento social e a natureza das interações sociais. Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteúdos programáticos abordados, e transpor algumas das problemáticas para situações do quotidiano.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução: 1.1 Surgimento da Psicologia Social enquanto disciplina científica 1.2 Objeto, abordagens metodológicas e níveis de análise 1.3 Relação pessoa-ambiente social: Princípios fundamentais 1.4 Da cognição social à neurociência sócio-cognitiva   2. Processos intra-individuais I: Atitudes 2.1 Formação, estrutura e funções das atitudes 2.2 Atitudes, valores e inconsistência atitude-comportamento 2.3 Medidas de atitudes 2.4 Mudança de atitudes, persuasão e heurísticas   3. Processos intra-individuais II: Formação de impressões 3.1 Abordagens da formação de impressões 3.2 Teorias Implícitas de Personalidade 3.3 Atribuição causal   4. Processos inter-individuais I: O outro em nós 4.1 Efeitos da presença de outros 4.2 O esgotamento de recursos enquanto dilema social 4.3 Identidade social e auto-categorização   5. Processos inter-individuais II: A relação com o outro 5.1 Relações próximas: Amizade, amor e inter regulação das emoções 5.2 Relação interpessoal em ambiente digital 5.3 Agressão e altruísmo
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, espera-se que os estudantes tenham adquirido as seguintes competências:  OA1: Conhecer e compreender o objeto da psicologia social, principais influências, marcos históricos e tendências atuais de investigação; OA2: Identificar e distinguir os diferentes processos de influência social e explicar o seu papel nas escolhas individuais e nos processos de grupo; OA3: Compreender e explicar o papel da cognição social na vida quotidiana e no comportamento social; OA4: Compreender dinâmicas interpessoais básicas, conhecendo as principais teorias explicativas, relacionando-as entre si no sentido de adotar um posicionamento critico em relação aos seus principais pressupostos; OA5: Analisar e debater criticamente o comportamento e o pensamento social, transpondo os conhecimentos teóricos e científicos a problemáticas sociais contemporâneas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Opta-se por metodologias ativas que incentivam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, proporcionando uma experiência mais dinâmica e envolvente, nomeadamente: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), Estudo de Casos, Aprendizagem Cooperativa, Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida), Role-playing (Jogos de Simulação) e Debates e Discussões. Ao desenvolver metodologias ativas, procura-se criar um ambiente de aprendizagem mais participativo, promovendo o compromisso dos estudantes e uma compreensão mais profunda dos tópicos abordados.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Socio-Psychological Dimensions for Social Work (A practice guide. (2019). (n.p.): Nitya Publications. Psychology for Social Workers. (2016). Reino Unido: Palgrave Macmillan UK. Vala, J., & Monteiro, M.B. (2017). Psicologia Social (10ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
INSCRIÇÃO AVULSO
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