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Apresentação
Apresentação
Desenho básico arquitetura
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP286-14439
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenho de memória e desenho do natural; as imagens do desenho; o que vemos, o que sabemos e o que desenhamos; sensores visuais, percepção e cognição; desenho à vista e à mão levantada; desenho invertido; espaços cheios e vazios; desenho cego e percepção cega; imagem perceptiva e representação gráfica; as máquinas de desenho e a fotografia; desenho de valores tonais e desenho de contorno. O Diário Gráfico; a intuição versus a razão: desenho diagramático e desenho medido; o desenho com disciplina; tamanho e distância; proporção e escala; especificidades e competências operativas do esquisso, do esboço e do estudo (detalhe); contorno e dintorno; a ausência da linha: a mancha direta e os valores tonais; os instrumentos e os suportes; meios secos e meios líquidos; os meios de representação: sistemas e não sistemas; a perspetiva cónica, as axonometrias, plantas cortes e alçados; a infografia.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular Desenho 1.1, ao promover a observação da realidade, a sua representação e a reflexão sobre as imagens produzidas, tem como objetivos: desenvolver a observação e acuidade perceptiva relativamente aos diferentes modos de desenhar; promover a destreza na manipulação de diferentes instrumentos e técnicas do desenho; criar condições para que o estudante assuma o ato de desenhar e projetar com saber, agilidade e segurança; desenvolver competências de entendimento, domínio e capacidade de seleção dos diferentes modos de desenhar em função dos objetivos delineados; sensibilizar o aluno para a importância do património do desenho e da arquitetura; conhecer, dominar e saber aplicar as terminologias básicas do desenho.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso de meios audiovisuais em aulas teóricas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arnheim, Rudolf (1973). Arte & Percepção visual. São Paulo: Livraria Pioneira,. Arnheim, Rudolf (2001). La Forma Visual de la arquitectura. Editorial Gustavo Gilli, Barcelona. Edwards, Betty (1994). Aprender a dibujar cone el lado derecho del cérebro (Drawing on the right side of the brain). Barcelona: Urano. Gombrich, E. H. (1996). Art & Illusion, A study in the psychology of pictorial representation (18th edition). London: Phaidon Press Limited. Hale, Robert Beverly (1969). Drawing lessons from the great masters. New York: Watson-Guptil Publications. Massironi, Manfredo (1996). Ver pelo Desenho. Lisboa: Edições 70. Nicolaides, Kimon (1969). The Natural way to Draw, Boston: Houghton Mifflin Company.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não