-
Apresentação
Apresentação
Esta UC constitui-se como o ponto de partida ao estudo das cidades. O objetivo fundamental é apresentar a área científica, no que se refere aos conteúdos teóricos e à sua aplicabilidade prática. Este objetivo desdobra-se em dois propósitos complementares. Por um lado, a UC centra-se no estudo dos diferentes elementos que compõem a estrutura física das cidades, enquadrados pelas principais teorias urbanísticas, para compreender os aglomerados urbanos existentes, reconhecer o seu passado e pensar o seu futuro. Por outro lado, a UC centra-se na compreensão da forma física da cidade como suporte ao exercício da arquitetura. Pretende-se dotar os alunos de ferramentas fundamentais para abordar o tema da UC de Projeto 2.1 (intervir em contexto urbano consolidado) introduzindo os diferentes elementos que estruturam a dimensão física da cidade como instrumentos de leitura e análise interpretativa e de desenho consciente do edifício e do espaço público da cidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14464
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A imagem coletiva da cidade. A cidade como palco e objeto de manifestações culturais e artísticas. Sentir a cidade: caminhar para compreender. Percursos pela cidade do Porto. Forma urbana: contexto natural, plano bidimensional da cidade, tecido edificado e usos. Análise morfológica por tipos: enquadramento histórico, ruas e praças, quarteirões, parcelas, edifícios comuns e edifícios de uso excecional. Compreender a envolvente urbana de Projeto 2.1. Desenvolvimento urbano de Lisboa e Porto, nos séculos XVIII, XIX e XX. Enquadramento nas principais teorias urbanísticas e contextos históricos. Os elementos da forma urbana e o modo como compõem diferentes tecidos urbanos. Identificação e análise dos diferentes tecidos urbanos da cidade e seus espaços públicos. Análise morfológica como ferramenta de interpretação e desenho/proposta. Intervir na cidade consolidada: relação entre espaço construído e espaço livre e público da cidade. Análise crítica da proposta de Projeto 2.1.
-
Objetivos
Objetivos
A UC deverá desenvolver nos estudantes as seguintes competências: Interesse e aptidão para observar a cidade, caminhando e vivenciando os espaços públicos. Capacidade de identificar e analisar os elementos físicos da cidade e o modo como formam diferentes tecidos urbanos. Reconhecimento da definição e carácter dos espaços públicos que constituem a cidade, analisando as forma física e a vivência. Compreensão histórica e morfológica dos desenvolvimentos urbanos de Lisboa e do Porto (dos séculos XVIII ao XXI) e das ideias e teorias urbanísticas que os suportam. Capacidade de compreender e justificar as opções de desenho, considerando a envolvente urbana e interpretando a relação entre a dimensão física e o uso do espaço público. Compreensão do projeto de arquitetura como parte integrante da cidade, que precede e acompanha o desenho dos edifícios.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC inclui quinze aulas com a duração de 1,5 horas cada (aulas teórico-práticas). O programa será transmitido através de aulas de exposição de conteúdos, realização de exercícios (em tempo de aula e fora de aula), acompanhamento dos exercícios, aulas invertidas e aulas de debate, jogos didáticos, promovendo a participação e estimulando o sentido crítico dos alunos. A avaliação, contínua e sem prova final, será feita com base num conjunto de exercícios teórico-práticos. A elaboração dos exercícios será preferencialmente individual (podendo haver também trabalho de grupo) e centrar-se-á nos conteúdos fundamentais da UC que vão sendo apreendidos pelo aluno ao longo do semestre. A participação ativa nas aulas será objeto de admissão de frequência (obrigatória a presença em 75% das aulas) e fator de avaliação e valorização. Os exercícios têm um peso de 75% e a participação nas aulas de 25%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA. VV. (2013) coord. Dias Coelho, C. Os elementos urbanos. Cadernos de Morfologia Urbana, n. º 1. Lisboa: Argumentum. Benevolo, L. (1974) Historia de la arquitectura moderna. Barcelona: Gustavo Gili. Casas-Valle, D., Oliveira, I. e Dias, C. B. (2023) O futuro desenho das ruas. Guimarães: Lab2PT Lamas, J. R. G. (1992) Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: FCG/JNICT. Matos Ferreira, A. (1995[1986]) Aspectos da Organização do Espaço Português. Porto: FAUP Publicações. Oliveira, V. (2013) A evolução das formas urbanas de Lisboa e Porto nos séculos XIX e XX. Porto: Edições UP. Oliveira, V. (2022[2016]) Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades. Curitiba: PUCPRess. Távora, F. (1999[1962]) Da organização do espaço. Porto: FAUP Publicações. Teixeira, M. (2023) As Praças na cultura urbana Portuguesa. Porto: Edições Afrontamento. Teixeira, M. e Valla, M. (1999) O Urbanismo Português. Séculos XIII-XVIII Portugal-Brasil. Lisboa: Livros Horizonte.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não