-
Apresentação
Apresentação
A UC constitui-se como a continuação do estudo das cidades. Apresenta a Urbanística em dois domínios de intervenção: conteúdos teóricos e aplicabilidade prática. Por um lado, centra-se no estudo dos elementos da forma urbana, enquadrado pelas principais teorias urbanísticas, para compreender o passado, o presente e o futuro das cidades. Por outro lado, apresenta-se como suporte ao exercício da arquitetura. Pretende dotar os alunos de ferramentas para abordar o tema de Projeto 3 (habitação coletiva na cidade), apresentando os elementos da forma urbana como instrumentos de análise e de desenho consciente do edifício e do espaço público da cidade. A UC encontra a sua pertinência no Plano de Estudos do MIA, onde se sublinha o programa pedagógico multidisciplinar, o papel central do Projeto, bem como a coordenação horizontal das UCs em cada ano letivo e vertical das áreas científicas. A inscrição e frequência da UC depende da prévia obtenção de aprovação nas UCs de Urbanística 1 e Projeto 2.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14481
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As utopias urbanas e a tradição de Le Corbusier (Ville Radieuse e Carta de Atenas) e Ebenezer Howard (Cidade Jardim) na atualidade: perspetiva crítica. Livros seminais: primeiras vozes críticas do movimento moderno (anos 1960 e 1970). Desenhar cidade à escala humana: caminhável, densa, compacta, diversa, acessível, contínua, adaptável e verde. Observar o espaço público: A vida na cidade: como estudar. Desenhar cidade e espaço público. Reflexão crítica e desenho do espaço público do Projeto 3.2. O sistema de planeamento português (enquadramento histórico e atualidade). O PDM do Porto: opções estratégicas, zonamento morfológico e regras de transformação urbana. O PDM do Porto: interpretação das regras e desenho de propostas (para cada tipo de tecido urbano). Leitura ativa e acompanhada dos livros propostos (relacionar leitura com conteúdos programáticos da UC, Projeto 3.2 e quotidiano).
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem da UC integram-se nos objetivos da formação em arquitetura do MIA, que se suporta num programa pedagógico multidisciplinar e cujas aptidões e competências se consubstanciam no Projeto. A UC deverá desenvolver nos estudantes as seguintes competências: Aprendizagem contínua: capacidade para aprender arquitetura de um modo contínuo, nomeadamente ao observar e vivenciar a cidade. Conhecimento abrangente: capacidade para pensar em conjunto a parte (o edifício) e o todo (a cidade) no exercício da arquitetura. Conhecimento refletido: capacidade para compreender a forma urbana e a relação que se estabelece com as dimensões social, económica e ambiental. Responsabilidade: capacidade para observar a forma física da cidade, e o seu espaço público, como uma responsabilidade do arquiteto. Espírito crítico: capacidade para compreender e justificar opções de desenho, considerando a envolvente urbana e interpretando a relação entre a dimensão física e a vida urbana.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC, bem como o Plano de Estudos em que se insere, é suportada por um processo de ensino-aprendizagem inovador centrado no estudante. Este enfoque no estudante traduz-se num processo de ensino maioritariamente assente numa orientação pessoal e numa avaliação do estudante desenvolvida em conjunto pelos professores do ano no sentido de aferir a sua aquisição de competências.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CIAM-França (1943) La Charte d'Athènes. Le Corbusier. Paris: Ed. Plon. C.M.P. (2021) Plano Diretor Municipal do Porto.: Porto: CMP. Cullen, G. (1996[1961]) Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70. Gehl, J (2017[1971]) A vida entre edifícios. Lisboa: Tigre de Papel. Gehl, J. e Svarre, B. (2018 [2013]) A vida na cidade: como estudar. São Paulo: Perspectiva. Habitat III (2016) Nova Agenda Urbana. Quito: ONU-Habitat. Howard, E. (2007 [1898]) Garden Cities of To-morrow. Londres: Routledge. Jacobs, J. (2000 [1969]) Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes. Le Corbusier (1935) La Ville radieuse, Boulogne-sur-Seine: Éditions de l'Architecture d'Aujourd'hui. Lynch, K. (1999 [1960]) A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70. Panerai, P., Castex, J., Depaule, J. C. e Samuels, I. (2004[1977]) Urban forms, the death and life of the urban block. London: Routledge. Oliveira, V. (2022[2016]) Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades. Curitiba: PUCPRess.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não