-
Apresentação
Apresentação
A pertinência desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como supervisores nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-1-14489
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Perspetivas atuais da supervisão e formação profissional Contextos e modelos de formação profissional Supervisão como contexto de formação profissional Auto e heteroformação: reflexão e colaboração entre pare Supervisão e Desenvolvimento Profissional ¿Supervisão e transições ecológicas Influência da supervisão na formação e no desenvolvimento profissiona Exercício da supervisão em comunidade educativa ¿O papel e as competências do supervisor em comunidade Supervisão colaborativa e desenvolvimento docente Qualidade(s) e constrangimentos da supervisão A supervisão pedagógica como prática de transformação.
-
Objetivos
Objetivos
Saber caracterizar e analisar a supervisão na educação do séc XXI, numa perspetiva de formação e desenvolvimento profissional; Apropriar-se de diferentes modelos de formação profissional, considerando contextos diversificados; Relacionar a supervisão pedagógica com a formação e o desenvolvimento profissional; Problematizar a influência das transições ecológicas supervisivas nos processos e contextos educativos de desenvolvimento profissional; Analisar as funções do supervisor no desenvolvimento profissional, individual e coletivo; Apropriar-se de estratégias e instrumentos necessários ao exercício das funções de supervisor; Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula; Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino privilegiam modelos de ensino mistos, concretamente expositivo, colaborativo e crítico. As aulas serão teórico-práticas, incluindo fundamentação teórica e concetual, leitura e análise de artigos científicos e de excertos de obras de referência, análise de estudos de caso e debate. O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos mestrandos. Os trabalhos individuais contemplam a análise crítica de texto e vídeos sobre temáticas pertinentes aos conteúdos e elaboração de um portfólio reflexivo; as atividades em grupos incidem sobre estudos de caso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alarcão, I., & Canha, M. (2013). Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento . Porto Editora. Alarcão, I. & Tavares (2018). Supervisão da Prática Pedagógica - Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2ª ed.) Almedina. Bamber, Ph. M. & Jane, C.M. (Eds). (2017). Teacher education in challenging times: lessons for professionalism, partnership and practice . Routledge. Barreira, C., & Oliveira, I. (Ogs) (2021). Supervisão e Desenvolvimento Profissional Docente. LE@D, Universidade Aberta. Formosinho, J., Machado, J., & Mesquita, E. (2015). Formação, trabalho e aprendizagem . Lisboa: Ed. Sílabo. Moreira, M. A. (2015). A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrónica de Educação, 9, (3) 48-63. Pawlas, G., & Oliva, P. (2007). Issues in Supervision. Supervision for Today´s Schools (8.th ed., pp. 32-77). Indianapolis: Wiley & Jossey-Bass Éducation.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não