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Disciplina Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional

  • Apresentação

    Apresentação

    A pertinência desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como supervisores nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Perspetivas atuais da supervisão e formação profissional 1.1. Contextos e modelos de formação profissional 1.2. Supervisão como contexto de formação profissional 1.3. Auto e heteroformação: reflexão e colaboração entre pares CP 2. Supervisão e desenvolvimento profissional 2.1. Processos de construção e desenvolvimento da identidade profissional 2.2. Supervisão e transições ecológicas 2.3. Influência da supervisão na formação e no desenvolvimento profissional CP 3. Exercício da supervisão em comunidade educativa 3.1. O papel e as competências do supervisor em comunidade 3.2. Supervisão colaborativa e desenvolvimento docente 3.3. Qualidade(s) e constrangimentos da supervisão 3.4. A supervisão pedagógica como prática de transformação.
  • Objetivos

    Objetivos

      A1. Compreender criticamente a supervisão no século XXI, articulada com a formação e o desenvolvimento profissional. ME: Exposição dialogada, leitura orientada e discussão em grupo. OA2. Identificar modelos de formação profissional adequados a contextos diversos. ME: Estudo de casos, análise documental e debate crítico. OA3. Problematizar as transições ecológicas supervisivas nos processos formativos. ME: Análise de situações profissionais, simulações e reflexão coletiva. OA4. Desenvolver competências no uso de estratégias e instrumentos de supervisão. ME: Oficinas práticas, exercícios de aplicação e trabalho colaborativo. OA5. Comunicar, oralmente e por escrito, conhecimentos e reflexões fundamentadas. ME: Trabalhos individuais e em grupo, apresentações orais e ensaios reflexivos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na U.C. as metodologias de ensino privilegiam modelos de ensino mistos, concretamente expositivo, colaborativo e crítico. As aulas serão teórico-práticas, incluindo fundamentação teórica e concetual, leitura e análise de artigos científicos e de excertos de obras de referência, análise de estudos de caso e debate. O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos mestrandos. O trabalho individual, a apresentar na forma de um artigo científico, incidirá sobre uma questão relacionada com a temática da U.C. Incluirá enquadramento teórico recolha e análise de dados e conclusões, em texto devidamente estruturado, com extensão máxima de 12 páginas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alarcão, I., & Canha, M. (2013). Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora. Alarcão, I. & Tavares (2018). Supervisão da Prática Pedagógica - Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2ª ed.) Almedina Bamber, Ph. M. & Jane, C.M. (Eds). (2017). Teacher education in challenging times: lessons for professionalism, partnership and practice.  Routledge. Barreira, C., & Oliveira, I. (Ogs) (2021). Supervisão e Desenvolvimento Profissional Docente. LE@D, Universidade Aberta Formosinho, J., Machado, J., & Mesquita, E. (2015). Formação, trabalho e aprendizagem. Lisboa: Ed. Sílabo. Moreira, M. A. (2015). A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrónica de Educação, 9, (3) 48-63. Pawlas, G., & Oliva, P. (2007). Issues in Supervision.  Supervision for Today´s Schools (8.th ed., pp. 32-77). Indianapolis: Wiley & Jossey-Bass Éducation.
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