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Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como avaliadores do desempenho docente nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-1-14490
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP 1. Supervisão e a avaliação de desempenho dos professores Quadro ético e concetual da avaliação docente, no quadro atual da ADD. CP 2. Papéis dos avaliadores e dos órgãos avaliadores na avaliação de desempenho docente (ADD). CP 3. Instrumentos de observação e de avaliação: sua análise, sua construção e crítica. CP 4. Observação de aulas e atividades escolares: uma perspetiva analítica e reflexiva. CP 5. Contributos para uma avaliação do desenvolvimento da identidade profissional em comunidade educativa e da valorização da aprendizagem profissional e do sucesso do ensino e aprendizagem. CP 6. Influência dos contextos nos processos de avaliação dos professores e das escolas.
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Objetivos
Objetivos
A1. Aplicar estratégias reflexivas de ação sobre os atuais contextos educativos. ME: Aulas expositivas, análise de casos e discussão orientada. OA2. Analisar criticamente o papel do supervisor/avaliador nos diferentes níveis da escola. ME: Leitura de normativos, debates e estudo de documentos institucionais. OA3. Interpretar criticamente os normativos de avaliação em vigor. ME: Oficinas de análise legislativa e discussão em grupo. OA4. Utilizar instrumentos de observação e avaliação no contexto da avaliação docente. ME: Atividades práticas com simulação e role-play.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
ME1: Aulas expositivas e análise de textos legais e científicos sobre supervisão e avaliação docente. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: base teórica sólida e compreensão crítica do enquadramento legal. ME2: Discussão de casos e análise crítica de instrumentos utilizados na ADD. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: articulação entre teoria e prática e desenvolvimento da reflexão crítica. ME3: Simulação de práticas de supervisão, observação de aulas e feedback avaliativo. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: competências operacionais, éticas e relacionais. ME4: Elaboração de trabalhos individuais e em grupo com acompanhamento tutorial e feedback formativo. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: autonomia, trabalho colaborativo e consolidação da aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. CCAP. Bonnial, J. & Vial, M. (2001). Modelos de Avaliação. Textos Fundamentais. Editora Artmed. Campos, J. & Gonçalves, T. (2010). Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios. Coleção Situações de Formação. Universidade de Aveiro. Cirne, A. (2022). Prática de avaliação do desempenho docente. Cordel d'Prata. Flores, A. (2010). A avaliação de Professores numa Perspectiva internacional. Sentidos e Implicações. Areal Editores. Queiroga, L., Barreira, C. ,& Oliveira, A, (2019). Supervisão e Desempenho Docente. Chiado Books Zimmerman, B. & Schunk, D. (2014). Handbook of Sel-Regulation of Learning and Perfomance. Routledge. Weinstein, C.; Goetz, E. & Alexander, P. (2014). Learning in Assessment, Instruction, and Evaluation. Academic Press Inc.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não