-
Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como avaliadores do desempenho docente nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-1-14490
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Supervisão e a avaliação de desempenho dos professores Quadro ético e concetual da avaliação docente, no quadro atual da ADD. 2. Papéis dos avaliadores e dos órgãos avaliadores na avaliação de desempenho docente (ADD). 3. Instrumentos de observação e de avaliação: sua análise, sua construção e crítica. 4. Observação de aulas e atividades escolares: uma perspetiva analítica e reflexiva. 5. Contributos para uma avaliação do desenvolvimento da identidade profissional em comunidade educativa e da valorização da aprendizagem profissional e do sucesso do ensino e aprendizagem. 6. Influência dos contextos nos processos de avaliação dos professores e das escolas.
-
Objetivos
Objetivos
No final desta UC os mestrandos serão capazes de : Aplicar estratégias reflexivas de ação sobre os atuais contextos educativos; Ter conhecimento e análise crítica do papel do supervisor/avaliador desses mesmos contextos (sala de aula, conselho de turma, departamento, escola); Saber analisar criticamente os normativos de avaliação em vigor nas escolas; Apropriar-se de instrumentos de observação e de avaliação que os capacitem para exercer criticamente e reflexivamente as funções supervisiva de Avaliação de Desempenho Docente; Coordenar a elaboração, aplicação e monitorização de instrumentos de avaliação docente em contextos escolares; Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula, em particular, e na comunidade escolar, em geral; Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC pretende-se que o ensino combine metodologias expositivas, colaborativas, críticas e reflexivas em aulas teórico-práticas. Desta forma, pretende-se uma leitura crítica, individual ou em pequeno grupo, de textos relacionados com os conteúdos propostos com posterior apresentação pelos mestrandos ao grande grupo, bem como a simulação de contextos de práticas avaliativas, com utilização dos instrumentos apresentados ou reconstruídos, seguida de discussão alargada e das respetivas conclusões.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alves, M., Cunha, P., Lourenço, A., & Monteiro, A. (2018). Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa de Educação, 31(1), 61-78. Arnaud, P., & Ribeiro, C. (2021). Perceções de avaliadores e avaliados sobre o atual modelo de ADD: conhecer para compreender e (re)agir. Gestão E Desenvolvimento, (29), 329-356. Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. CCAP. Cirne, A. (2022). Prática de avaliação do desempenho docente. Cordel d'Prata. Flores, A. (2010). A avaliação de Professores numa Perspectiva internacional. Sentidos e Implicações. Areal Editores. Jardilino, J., Sampaio, A. & Oliveria, A. (2021). Avaliação de desempenho docente:culpar, punir ou desenvolver profissionalmente? Revista Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação. 29(111), 318-337 Queiroga, L., Barreira, C. ,& Oliveira, A, (2019). Supervisão e Desempenho Docente. Chiado Books
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não