filmeu

Disciplina Supervisão Pedagógica e Avaliação Docente

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como avaliadores do desempenho docente nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      CP 1.     Supervisão e a avaliação de desempenho dos professores Quadro ético e concetual da avaliação docente, no quadro atual da ADD. CP 2.     Papéis dos avaliadores e dos órgãos avaliadores na avaliação de desempenho docente (ADD).   CP 3.     Instrumentos de observação e de avaliação: sua análise, sua construção e crítica. CP 4.     Observação de aulas e atividades escolares: uma perspetiva analítica e reflexiva. CP 5.     Contributos para uma avaliação do desenvolvimento da identidade profissional em comunidade educativa e da valorização da aprendizagem profissional e do sucesso do ensino e aprendizagem. CP 6.     Influência dos contextos nos processos de avaliação dos professores e das escolas.
  • Objetivos

    Objetivos

    A1. Aplicar estratégias reflexivas de ação sobre os atuais contextos educativos. ME: Aulas expositivas, análise de casos e discussão orientada. OA2. Analisar criticamente o papel do supervisor/avaliador nos diferentes níveis da escola. ME: Leitura de normativos, debates e estudo de documentos institucionais. OA3. Interpretar criticamente os normativos de avaliação em vigor. ME: Oficinas de análise legislativa e discussão em grupo. OA4. Utilizar instrumentos de observação e avaliação no contexto da avaliação docente. ME: Atividades práticas com simulação e role-play.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    ME1: Aulas expositivas e análise de textos legais e científicos sobre supervisão e avaliação docente. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: base teórica sólida e compreensão crítica do enquadramento legal.  ME2: Discussão de casos e análise crítica de instrumentos utilizados na ADD. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: articulação entre teoria e prática e desenvolvimento da reflexão crítica. ME3: Simulação de práticas de supervisão, observação de aulas e feedback avaliativo. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: competências operacionais, éticas e relacionais.  ME4: Elaboração de trabalhos individuais e em grupo com acompanhamento tutorial e feedback formativo. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: autonomia, trabalho colaborativo e consolidação da aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. CCAP. Bonnial, J. & Vial, M. (2001). Modelos de Avaliação. Textos Fundamentais. Editora Artmed. Campos, J. & Gonçalves, T. (2010). Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios. Coleção Situações de Formação. Universidade de Aveiro. Cirne, A. (2022). Prática de avaliação do desempenho docente.  Cordel d'Prata. Flores, A. (2010). A avaliação de Professores numa Perspectiva internacional. Sentidos e Implicações. Areal Editores. Queiroga, L., Barreira, C. ,& Oliveira, A, (2019). Supervisão e Desempenho Docente. Chiado Books Zimmerman, B. & Schunk, D. (2014). Handbook of Sel-Regulation of Learning and Perfomance. Routledge. Weinstein, C.; Goetz, E. & Alexander, P. (2014). Learning in Assessment, Instruction, and Evaluation. Academic Press Inc.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios