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Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de os estudantes aprenderem a analisar criticamente o quadro legal da ação educativa dos municípios, no domínio das relações entre as escolas e as autarquias
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-2-14494
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A evolução recente do quadro normativo da ação educacional dos municípios
1.1 As conflitualidades e as conformidades na descentralização de competências.
2. A relação entre a administração central e os municípios em matéria de educação
2.1 Da igualdade à diferenciação: descentralização mitigada e novas políticas educativas públicas.
2.2 Caraterísticas e ambiguidades da territorialização educativa
3. A atual fase de transferência de competências educativas e a relação com as escolas
3.1 O Estado e as autarquias na regulação das políticas educativas, a contratualização e a diferenciação.
3.2 A relação entre municípios e escolas, a carta e a rede escolar
3.3 Os municípios e as instâncias de decisão educativa e os conselhos municipais de educação
4. As lógicas de mobilização educativa municipal
4.1 O mercado e o “social”
4.2 O projeto educativo, os manuais de gestão educativa e o municipalismo educativo.
4.3 As “cidades educadoras” e “cidades criativas".
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Objetivos
Objetivos
No final desta UC os estudantes serão capazes de:
-Saber analisar criticamente o quadro legal da ação educativa dos municípios, no domínio das relações entre as escolas e as autarquias;
-Saber explicar a construção das lógicas de mobilização educativa municipal;
-Saber analisar criticamente os principais modelos organizacionais que as suportam, tendo em conta o quadro de poderes e competências dos municípios;
-Planificar, coordenar e avaliar medidas de política educativa de âmbito local e municipal, nomeadamente ao nível da relação entre câmaras municipais e escolas;
-Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula;
-Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias propostas visam o desenvolvimento do trabalho autónomo, sistemático, de cada um dos participantes, mas também o desenvolvimento de hábitos de trabalho em equipa, onde não basta “estar presente”, mas onde as capacidades de análise, de síntese e de avaliação individuais podem determinar o sucesso do trabalho de todos. Por isso, as metodologias propostas apontam intencionalmente para a consecução dos objetivos da UC aos diversos níveis, desde o conhecimento básico dos temas propostos até à análise crítica e avaliação de intervenções educativas ou de projetos reais ou simulados. Ao mesmo tempo a diversificação metodológica procura permitir que cada um dos estudantes faça prova de outras aquisições, tais como atitude científica, atitude colaborativa, reflexividade, entre outros.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Folque, A. (2004). A Tutela Administrativa nas Relações entre o Estado e os Municípios (condicionalismos constitucionais). Coimbra Editora.
Lima, L. C. (2015) O Programa “Aproximar Educação”, os municípios e as escolas: descentralização democrática ou desconcentração administrativa? Questões Atuais de Direito Local, 5, 7-24.
Machado, J. & Alves, M. (2014). Municípios território e Educação. A Administração local da Educação e da Formação. Universidade Católica. E-Boock.
Martins, J. (2007). O Papel dos Municípios na Construção das Políticas Educativas. Tese Doutoramento. FPCE (policopiado).
Martins, J. (2009). O municipalismo educativo: entre o Estado e o Mercado? In Amaral, A. et alli, Org.), Ideias para Grandes Decisões. Campo da Comunicação.
Martins, J. & Gouveia, J. (2018). Educar, Presente e Futuro. O Projeto Educativo Municipal. Edição CM Paços Ferreira.
Sarmento, M. (2000). Lógicas de Acção nas Escolas. IIE/ME
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não