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Disciplina Qualidade em Administração Educacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de os estudantes  conseguirem quadros de análise respeitantes à  “aprendizagem organizacional” como fator de desenvolvimento e mudança das organizações

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento conceptual dos processos de avaliação de escolas e dos mecanismos de gestão de qualidade e de promoção da melhoria contínua;

    2. Gestão da melhoria contínua baseada em processos de garantia da qualidade;

    3. Qualidade total: o conceito e alguns referenciais Avaliação e seus propósitos

    a. EFQM

    b. CAF

    c. How Good is your school?

    4. Avaliação externa de escolas, modelos e articulação com processos de avaliação interna;

    5. Gestão do desempenho:

    a. Avaliação de escolas

    b. Avaliação de desempenho docente

    c. Avaliação da formação

    d. Avaliação das aprendizagens

    6. Metodologias e instrumentos de gestão de qualidade no âmbito de processos de avaliação interna de escolas

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta UC, o estudante deverão ser capazes de: - Planear, implementar e monitorizar a avaliação de um sistema interno de garantia da qualidade de uma instituição educativa, seguindo os procedimentos orientadores da tutela e o seu plano de melhoria contínua; - Reconhecer e gerir a implementação demodelos de gestão e garantia da qualidade (ISO, EFQM, CAF) às especificidades da administração educativa, no âmbito de processos de avaliação interna e externa; - Articular a gestão da qualidade da instituição educativa com outros processos de gestão do desempenho (ex: avaliação de desempenho docente); - Comunicar os seus planos e acções intencionalizadas no âmbito da gratia da qualidade e do princípio de melhoria contínua aos diferentes interlocutores da comunidade educativa.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Privilegia-se modelos de aprendizagem centrados nos discentes. As aulas serão organizadas de forma a intercalar a dimensão teórica, para conhecimento e análise de modelos de gestão de qualidade e de avaliação de escolas, e a dimensão prática, para a conceção, em pequenos grupos, de uma proposta de um sistema interno de garantia da qualidade, baseado na gestão de desempenho, para uma organização educativa, com base num modelo de promoção da melhoria contínua. Os estudantes selecionarão um agrupamento de escolas que tenha sido submetido a avaliação externa por parte da IGE. Elaborarão um trabalho em grupo (que consiste na conceção de uma estratégia de avaliação interna, com base no modelo CAF aplicado à educação) e uma reflexão individual (onde explicitarão as principais aprendizagens realizadas e os principais benefícios que tais aprendizagens poderão trazer para o desempenho futuro da sua função). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alves, M. P. (2009). Avaliação e qualidade das organizações. Escolar Editora

    Bidarra et al (2018). Atitudes dos professores face à avaliação de escolas. Indagatio Didactica, 10(2), 227-248.

    Lima, J. (2008). Em busca da boa escola. Instituições eficazes e sucesso educativo. Fundação Manuel Leão Santos, S. M. (2011). Análise comparativa dos processos europeus para a avaliação e certificação de sistemas internos de garantia da qualidade. A3ES.

    Saragoça, J.; Silvestre, M. J. & Fialho, I. (2015). Avaliação de escolas: Gestão estratégica e prospetiva. In A. Mouraz; S. Valadas & J. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior–Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.47-75). CIIE

    Veiga, A., Rosa, M.J., Dias, D. & Amaral, A. (2013). Why it is difficult to grasp the impacts of the Portuguese quality assurance systems? European Journal of Education, 48 (3), 454-470.

     

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