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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Seminário de Investigação tem por principal objectivo dar suporte aos alunos de mestrado na definição e no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau de mestre. Para tal, ao longo do semestre, os estudantes vão ter oportunidade de conhecer diversos projectos de investigação na área da Supervisão Pedagógica e da Administração Escolar Esta UC desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do mestrado, uma vez que Permite a consolidação de competências metodológicas na investigação educacional. Facilita a articulação entre teoria e prática, promovendo uma abordagem reflexiva e crítica. Contribui para a produção de conhecimento inovador e a melhoria contínua das práticas pedagógicas e administrativas nas instituições de ensino. Apoia o desenvolvimento de projetos de investigação que possam ter impacto direto na qualidade da supervisão e administração escolar.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-2723
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise focalizada da investigação científica e da produção bibliográfica existentes em cada um dos dois domínios de especialização. Análise focalizada da documentação sustentadora dos desafios sociais e das políticas públicas nos dois domínios de especialização. Contributos para a operacionalização da investigação nos quadros teórico e metodológicos adotados. Técnicas de escrita de texto científico corretamente estruturado, com fundamentação teórica e empírica. Técnicas de apresentação e divulgação de conhecimento científico em contextos diversos.
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Objetivos
Objetivos
. Analisar criticamente a literatura científica relevante para a supervisão pedagógica e a administração escolar, identificando lacunas e tendências emergentes. Desenvolver a capacidade de comunicação científica, incluindo a redação de artigos, relatórios e apresentações académicas. Promover o pensamento crítico e reflexivo, incentivando a tomada de decisões fundamentadas na análise de dados e evidências. Estimular a colaboração e o trabalho em rede entre investigadores, docentes e gestores educativos, reforçando a articulação entre a academia e as instituições escolares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para potenciar a aprendizagem e a aplicação prática dos conhecimentos, são utilizadas metodologias inovadoras, tais como: Aprendizagem Colaborativa e Trabalho em Rede: Uso de plataformas digitais para partilha de conhecimento e discussão entre pares. Metodologias Ativas e Reflexivas: Estudos de caso, simulações e análise de práticas reais para fomentar a ligação entre teoria e prática. Uso de Tecnologias Digitais na Investigação: Ferramentas como softwares de análise qualitativa e quantitativa, bases de dados científicas e ambientes virtuais de aprendizagem. Seminários e Webinars com Especialistas: Interação com investigadores e profissionais da área, promovendo um contacto direto com experiências e desafios do campo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
A seleção bibliográfica cumprirá o critério da pertinência face ao objeto de estudo, aos objetivos da investigação e ao quadro metodológico adotado. Alba, M. (2012). Methodological Approach to the Study of Urban Memory: Narratives about Mexico City [versão eletrónica]. Forum: Qualitative Social Research, 13 (2). Bazeley, P. (2013). Qualitative Data Analysis with NVivo. London: Sage Publications. Bessa, J. C. (2018). Entre citação, autoria e plágio na escrita científica de pós-graduandos. Lingüística, 34(2),99-118. https://dx.doi.org/10.5935/2079-312x.20180018 Day. C. , Elliott, J., Somkh, B. & Winter, R. (2002). Theory and Practice in Action research – some international perspectives. Oxford: Symposium Books Lankshear, C. & Knobel, M. (2008). Teacher research – from design to implementation. Maidenhead: Open University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não