-
Apresentação
Apresentação
O Seminário de investigação constitui-se como um trabalho científico sendo o culminar de toda a aprendizagem teórica para o desenvolvimento da dissertação. Assim, os mestrandos deverão delinear o Projeto final, sabendo definir o objeto, quadro concetual, população a abranger, local da pesquisa, metodologia a seguir e sua justificação. A dimensão teórica desenvolvida e os exercícios práticos em aula, bem como os solicitados no trabalho final são elementos essenciais à investigação teórica e prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-2723
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 Planeamento da investigação empírica - Fontes de informação, fase exploratória: bibliografia temática/problemática, documentos, estatística, entrevistas exploratórias. População e amostra. CP.2 Quadro operacional da pesquisa. Modelo de análise. Articulação da informação obtida: hipóteses, conceitos, dimensões, categorias, subcategorias, indicadores. CP3.Técnicas de recolha e análise de dados: Observação: tipos de observação e unidades de observação, as grelhas.; Questionário: Elaboração do plano. Análise e tratamento dos dados; Entrevistas: tipos de entrevista, o guião e grelhas de análise. CP4.Análise e discussão dos dados: análise estatística e análise de conteúdo. CP5. Elaboração do projecto final de pesquisa: estrutura, normas de apresentação ou elaboração de trabalho de investigação.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Compreender o processo de investigação em Educação, da definição do objeto à construção do projeto. ME: Exposição dialogada, análise de projetos, discussão em grupo. OA2. Selecionar fontes de informação científicas adequadas ao objeto de estudo. ME: Leitura orientada, pesquisa documental, exercícios práticos. OA3. Refletir criticamente sobre métodos e técnicas de investigação aplicáveis em Educação. ME: Estudo de casos, análise de textos científicos, debate. OA4. Desenvolver competências na construção e aplicação de instrumentos de recolha de dados. ME: Oficinas práticas, simulações, discussão de estratégias. OA5. Aprender a tratar e analisar dados e a integrar resultados de forma coerente no projeto. ME: Sessões práticas, uso de software, análise orientada. OA6. Elaborar o pré-projeto de dissertação de forma estruturada e fundamentada. ME: Tutorias, trabalho individual, apresentação em seminário.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC recorre a metodologias inovadoras centradas na construção do pré-projeto de investigação, promovendo a autonomia, o pensamento crítico e a articulação teoria-prática. Utiliza-se a aprendizagem baseada em projetos (PBL), a discussão colaborativa entre pares, a análise de estudos de caso e de projetos anteriores, bem como feedback formativo ao longo do processo. A plataforma Moodle funciona como suporte digital à aprendizagem, facilitando o acesso a recursos, fóruns e orientações. A participação no Encontro de Investigadores do CeiED constitui uma estratégia inovadora de inserção científica, promovendo competências de comunicação e partilha do percurso investigativo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bardin, L. (2000). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Berg Bruce L. Lune H.(2012). Qualitative research methods for the social sciences. Upper Saddle: River Pearson. Coutinho, C. (2011). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina. Emmel. N, (2013). A Sampling and choosing cases in qualitative research realist approach. Thousand Oaks : Sage. Kvale. S. (2012). Interviews ¿ An introduction to Qualitative Research Interviewing. Londres: Sage. Moreira, C. (2007). Teorias e Práticas de Investigação. Lisboa: ISCSP. Reis, F. (2011). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado Segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. Trainor, Audrey A. and Graue, Elizabeth (eds.) (2013). Reviewing qualitative research in the social sciences. New York : Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não