filmeu

Disciplina Seminário de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) Seminário de Investigação  tem por principal objectivo dar suporte aos alunos de mestrado na definição e no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau de mestre. Para tal, ao longo do semestre, os estudantes vão ter oportunidade de conhecer diversos projectos de investigação na área da Supervisão Pedagógica e da Administração Escolar Esta UC desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do mestrado, uma vez que  Permite a consolidação de competências metodológicas na investigação educacional. Facilita a articulação entre teoria e prática, promovendo uma abordagem reflexiva e crítica. Contribui para a produção de conhecimento inovador e a melhoria contínua das práticas pedagógicas e administrativas nas instituições de ensino. Apoia o desenvolvimento de projetos de investigação que possam ter impacto direto na qualidade da supervisão e administração escolar.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise focalizada da investigação científica e da produção bibliográfica existentes em cada um dos dois domínios de especialização. Análise focalizada da documentação sustentadora dos desafios sociais e das políticas públicas nos dois domínios de especialização. Contributos para a operacionalização da investigação nos quadros teórico e metodológicos adotados. Técnicas de escrita de texto científico corretamente estruturado, com fundamentação teórica e empírica.    Técnicas de apresentação e divulgação de conhecimento científico em contextos diversos.    
  • Objetivos

    Objetivos

    . Analisar criticamente a literatura científica relevante para a supervisão pedagógica e a administração escolar, identificando lacunas e tendências emergentes. Desenvolver a capacidade de comunicação científica, incluindo a redação de artigos, relatórios e apresentações académicas. Promover o pensamento crítico e reflexivo, incentivando a tomada de decisões fundamentadas na análise de dados e evidências. Estimular a colaboração e o trabalho em rede entre investigadores, docentes e gestores educativos, reforçando a articulação entre a academia e as instituições escolares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para potenciar a aprendizagem e a aplicação prática dos conhecimentos, são utilizadas metodologias inovadoras, tais como: Aprendizagem Colaborativa e Trabalho em Rede: Uso de plataformas digitais para partilha de conhecimento e discussão entre pares. Metodologias Ativas e Reflexivas: Estudos de caso, simulações e análise de práticas reais para fomentar a ligação entre teoria e prática. Uso de Tecnologias Digitais na Investigação: Ferramentas como softwares de análise qualitativa e quantitativa, bases de dados científicas e ambientes virtuais de aprendizagem. Seminários e Webinars com Especialistas: Interação com investigadores e profissionais da área, promovendo um contacto direto com experiências e desafios do campo
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A seleção bibliográfica cumprirá o critério da pertinência face ao objeto de estudo, aos objetivos da investigação e ao quadro metodológico adotado.   Alba, M. (2012). Methodological Approach to the Study of Urban Memory: Narratives about Mexico City [versão eletrónica]. Forum: Qualitative Social Research, 13 (2).   Bazeley, P. (2013). Qualitative Data Analysis with NVivo. London: Sage Publications.   Bessa, J. C. (2018). Entre citação, autoria e plágio na escrita científica de pós-graduandos. Lingüística, 34(2),99-118. https://dx.doi.org/10.5935/2079-312x.20180018     Day. C. , Elliott, J., Somkh, B. & Winter, R. (2002). Theory and Practice in Action research – some international perspectives. Oxford: Symposium Books   Lankshear, C. & Knobel, M. (2008). Teacher research – from design to implementation. Maidenhead: Open University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios