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Apresentação
Apresentação
Esta unidade visa o desenvolvimento de competências para a prática da investigação, nomeadamente ao nível da conceção, planeamento e realização de pesquisas. Visa também desenvolver competências de reflexão crítica para questionar os problemas que se vão encontrando na prática educativa e procurar informação para responder a esses problemas e investigar a eficácia dessas soluções.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-4834
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Especificidades e fundamentos das metodologias de investigação em Ciências Sociais e Humanas e Educação. 1.1 Questões de natureza epistemológica no âmbito dos paradigmas quantitativo e qualitativo. 2. A ética na investigação científica em Educação. 3. O processo de investigação científica: natureza e características; elementos de um plano de investigação. 3.1 A formulação do problema e questões de investigação 3.2.O papel da teoria. Revisão da literatura: significado e importância da atualização científica 3.3 Modalidades de investigação: características, modos de aplicação e validação, potencialidades e limites. 3.3.1 Estudo de caso/multicasos 3.3.2 A observação 3.3.3 Entrevista em profundidade 3.3.4 Inquérito por questionário; 3.3.5. Inquérito por entrevista. 3.3.6 Investigação-ação. 3.4 Análise de dados 3.5 Problemas de validação e generalização de resultados.
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Objetivos
Objetivos
Compreender os processos de produção do conhecimento científico Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos Ser capaz de definir problemáticas e objetos de pesquisa em Educação formulando a sua pergunta de partida Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado Ser capaz de conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa Ser capaz de aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC assume um papel central na formação de investigadores e profissionais da educação, proporcionando uma compreensão aprofundada dos métodos de investigação aplicados ao contexto educativo. Para potenciar o desenvolvimento de competências investigativas, são adotadas metodologias inovadoras que aliam aprendizagem ativa, tecnologias emergentes e estratégias colaborativas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bloor, M., & Wood, F. (2006). Keywords in qualitative methods: a vocabulary of research concepts. Sage Brooks, R., Riele, K., & Maguire, M. (2014). Ethics and education research. SAGE. https://dx.doi.org/10.4135/9781473909762 Chevrier, J. (2003). A especificação da problemática. In B. Gauthier (dir), Investigação Social - da problemática à colheita de dados (3ª ed) (pp.65-98). Lusodidática Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research methods in education (8th Ed.). Routledge Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2015). Saber escrever: uma tese e outros textos (11ª ed.). D. Quixote Foddy, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora Santos, B. de S. (1988). Um discurso sobre as Ciências. Afrontamento Tomasi, C., & Medeiros, J. B. (2008). Comunicação científica: normas técnicas para redacção científica (1ª ed.). Atlas Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não