-
Apresentação
Apresentação
Realização de um estágio numa área de atividade diretamente relacionada com a consultoria na área da comunicação; o marketing e a publicidade; a assessoria de comunicação; as relações-públicas; a organização de eventos; ou a gestão de meios digitais ao serviço da comunicação estratégica e do marketing. O estágio visa a aplicação em contexto real de trabalho dos conhecimentos obtidos durante o anterior percurso académico do estudante e dotá-lo de competências profissionais ajustadas ao atual mercado laboral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 55
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP6612-814
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O estudante deve cumprir um mínimo de 420 horas de formação na Instituição Recetora, no quadro de um desenvolvimento supervisionado, em contexto real, de práticas profissionais inerentes a atividades em Ciências da Comunicação, Marketing ou Publicidade. Desempenhada pelo estudante em estreita correlação com a formação académica, é caracterizada pelo exercício de uma atividade de natureza prática, profissionalizante, através da qual se pretende estabelecer uma efetiva ligação com a realidade profissional, de forma a aplicar os conhecimentos obtidos e desenvolver as competências adquiridas durante o 1º ano do CE . Aos diferentes momentos do Estágio correspondem conteúdos e objetivos pedagógicos específicos , sendo o percurso formativo orientado por uma coerência interna , graduada em função d o processo de planificação , implementação e avaliação.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver, em situação de formação cooperativa, conhecimentos, competências e atitudes adequados ao exercício da profissão e da reflexão crítica sobre ela. Mobilizar de forma integrada os saberes adquiridos nas diferentes componentes do CE, proporcionando um diálogo reflexivo com as situações concretas, de modo a consolidar e desenvolver as competências profissionais adquiridas ao nível da preparação académica. Construir um saber profissional marcado pela autonomia técnica e pelo sentido de responsabilidade. Gerir a pluralidade de exigências de âmbito comunicacional, perante a especificidade de cada contexto de trabalho. Trabalhar em equipa e relacionar-se com os diferentes membros de uma comunidade. Construir um perfil profissional específico com base em experiências de caráter socioprofissional que facilitem a sua integração no mundo do trabalho.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalho pessoal conduzido pelo mestrando, apoiando-se em sessões periódicas de reflexão conjunta com o(s) orientador(es). Na Instituição Recetora, o estudante será acompanhado por um tutor, nomeado aquando da assinatura de contrato de estágio. Haverá cinco momentos intermédios de contacto dos estudantes com o corpo docente do ciclo de estudos, não avaliativos. Um primeiro, de apresentação de projeto de dissertação, e quatro momentos subsequentes, de acompanhamento da evolução dos trabalhos. É obrigatória a participação dos estudantes em, pelo menos, duas das quatro sessões subsequentes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
A ser definida por cada orientador/orientando
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não